Aprendizagem da Docência de Professores Formadores

em razão da prática educativa na UNIPÚNGUÈ/Manica em Moçambique

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p183-199

Mots-clés :

Aprendizagem da docência, Desenvolvimento Profissional Docente, Professor formador, UniPúnguè, Moçambique

Résumé

Com o objetivo de analisar como ocorre a aprendizagem da docência em razão da prática educativa de professores formadores do Curso de Pedagogia da Universidade Púnguè - UniPúnguè, em Moçambique, no distrito de Manica, referenciada no método autobiográfico, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa narrativa, mediante entrevista narrativa com quatro professores formadores, e análise de dados compreensiva-interpretativa, ancorada em Souza (2014). Os dados revelam a aprendizagem da docência no processo de desenvolvimento profissional dos professores formadores a partir da formação continuada em cursos de pós-graduação stricto sensu e em outros processos formativos, com base na troca de experiências individuais e coletivas, trocas com os pares – em comunidades de aprendizagem – e com os estudantes. Concluiu-se que em razão da prática educativa, a aprendizagem da docência ocorre de diversas formas, seja com os pares ou com os estudantes, percebendo-se a ausência da investigação científica para esse fim no contexto investigado.

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Bibliographies de l'auteur-e

Josania Lima Portela Carvalhêdo, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação (UFC). Professora Titular na Universidade Federal do Piauí e permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd (UFPI), em Teresina-PI. Brasil. Vice-líder do Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas – NUPEFORDEPE/UFPI. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4288-2756. E-mail: josaniaportela@gmail.com.

Júlio Laissone Maquissene, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Educação (PPGEd/ Licenciado em Pedagogia pelo Instituto Superior Mutasa, Delegação Manica/Chimoio, em Moçambique. Professor da Universidade Pedagógica da Maxixe, em Maputo/Moçambique. Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas – NUPEFORDEPE/UFPI.  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4962-4589. E-mail: laymaquissene@gmail.com.

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Publié-e

2023-08-01

Comment citer

CARVALHÊDO, J. L. P.; MAQUISSENE, J. L. Aprendizagem da Docência de Professores Formadores: em razão da prática educativa na UNIPÚNGUÈ/Manica em Moçambique. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 71, p. 183–199, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p183-199. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16729. Acesso em: 2 juill. 2024.