Aprendizagem da Docência de Professores Formadores
em razão da prática educativa na UNIPÚNGUÈ/Manica em Moçambique
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p183-199Mots-clés :
Aprendizagem da docência, Desenvolvimento Profissional Docente, Professor formador, UniPúnguè, MoçambiqueRésumé
Com o objetivo de analisar como ocorre a aprendizagem da docência em razão da prática educativa de professores formadores do Curso de Pedagogia da Universidade Púnguè - UniPúnguè, em Moçambique, no distrito de Manica, referenciada no método autobiográfico, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa narrativa, mediante entrevista narrativa com quatro professores formadores, e análise de dados compreensiva-interpretativa, ancorada em Souza (2014). Os dados revelam a aprendizagem da docência no processo de desenvolvimento profissional dos professores formadores a partir da formação continuada em cursos de pós-graduação stricto sensu e em outros processos formativos, com base na troca de experiências individuais e coletivas, trocas com os pares – em comunidades de aprendizagem – e com os estudantes. Concluiu-se que em razão da prática educativa, a aprendizagem da docência ocorre de diversas formas, seja com os pares ou com os estudantes, percebendo-se a ausência da investigação científica para esse fim no contexto investigado.
Téléchargements
Références
COCHRAN-SMITH, M. Learning, and unlearning: the education of teacher educators. Teaching and Teacher Education, v. 19, p. 5-28, 2003.
DELORY-MOMBERGER, C. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 02, p. 359-370, maio/ago. 2006.
GARCIA, C. M. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
ISAIA, S. M. A. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (org.). Docência na educação superior. Brasília: INEP, 2006. v. 5, p. 63-84.
ISAIA, S. M. A. Qualidade da educação superior: a universidade como lugar de formação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. v. 2, p. 187-200.
JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. Entrevista narrativa. In: BAUER, M.; GAS-KELL, G. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 90-113.
LEITE, D. B. C. Pedagogia Universitária. In: MOROSINE, M. (org.). Enciclopédia de pedagogia universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003. v. 1, p. 310.
LABAREE, D. F. The Trouble with Ed. Schools. London: Yale University, 2004.
LIBÂNEO, J. C. Aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividades. Educar, Curitiba, n. 24, p. 113-147, 2004.
MASETTO, M. T. Trilhas abertas na universidade. Inovação curricular, práticas pedagógicas e formação de professores. São Paulo: Summus, 2018.
MOÇAMBIQUE. Decreto nº 4/2019. Boletim da República – III. Série Número 30, 2019.
MOROSINI, M. C. Docência universitária e o desafio da realidade nacional. In: MOROSINI, M. S. (org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. 2 ed. Brasília: Plano, 2001. p. 11-20.
NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto: Porto, 2000.
PASSEGGI, M. da C. A formação do formador na abordagem autobiográfica. A experiência dos memoriais de formação. In: SOUZA, E. C. Tempo, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006. p. 203-218.
SHULMAN, L. Just in case: reflections on learning from experience. In: COLBERT, J.; TRIMBLE, K.; DESBERG, P. (ed.). The case for education: contemporary approaches for using case methods. Needham Heights, Massachusetts: Allyn & Bacon, 1996. p. 197-217.
SILVA, A. T. da; TOMIO, D. Práticas inovadoras de formação continuada docente e o lugar das tecnologias. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 32, n. 69, p. 203-222, jan. 2023.
SOUZA, E. C. de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro, RJ: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006.
SOUZA, E. C. de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação, v. 39, n. 1, p. 39-50, 2014.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Josania Lima Portela Carvalhêdo, Júlio Laissone Maquissene 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017