“Não Gostam de Quem Nunca Pisou em Sala de Aula”:
Trajetórias de Vida-Formação-Docência
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p240-257Mots-clés :
Didática; Aprendizagem da Docência; Pesquisa (auto)biográfica; Casos de ensino; Pesquisa-formação.Résumé
Este artigo apresenta investigações que tem como foco o objeto da Didática, considerando as dimensões ético-políticas, contextuais e operacionais do ensinar e do aprender. Os estudos estão baseados nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica, por meio da utilização dos Casos de Ensino como um dos dispositivos de investigação-formação. Nos inspiramos no conceito de biogramas para realizar uma análise compreensiva-interpretativa. Objetivamos compreender a trajetória de Vida-Formação-Docência vivenciada por uma professora que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental no seu processo de inserção e aprendizado da docência. As narrativas produzidas pela professora, evidenciam eixos importantes para problematizar temáticas como a escolha da profissão, o lugar do ser feminino na docência; a formação de professores; o direito ao acesso à uma universidade pública e os desafios na ação de planejar o ensino no processo de inserção e aprendizagem da docência.
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Atualizado em 15/07/2017