“Não Gostam de Quem Nunca Pisou em Sala de Aula”:

Trajetórias de Vida-Formação-Docência

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DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p240-257

Mots-clés :

Didática; Aprendizagem da Docência; Pesquisa (auto)biográfica; Casos de ensino; Pesquisa-formação.

Résumé

Este artigo apresenta investigações que tem como foco o objeto da Didática, considerando as dimensões ético-políticas, contextuais e operacionais do ensinar e do aprender. Os estudos estão baseados nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica, por meio da utilização dos Casos de Ensino como um dos dispositivos de investigação-formação. Nos inspiramos no conceito de biogramas para realizar uma análise compreensiva-interpretativa. Objetivamos compreender a trajetória de Vida-Formação-Docência vivenciada por uma professora que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental no seu processo de inserção e aprendizado da docência. As narrativas produzidas pela professora, evidenciam eixos importantes para problematizar temáticas como a escolha da profissão, o lugar do ser feminino na docência; a formação de professores; o direito ao acesso à uma universidade pública e os desafios na ação de planejar o ensino no processo de inserção e aprendizagem da docência.

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CLAUDIA STARLING, UFMG

Pós-doutoranda em Educação pela Universidade do Estado da Bahia. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Fernando Miranda Arraz, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Servidor da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP/MG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 

Silvia Ulisses de Jesus, Rede Municipal de Belo Horizonte/MG e de Sabará/MG

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Rede Municipal de Belo Horizonte/MG e de Sabará/MG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

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Publié-e

2024-06-05

Comment citer

STARLING, C.; MIRANDA ARRAZ, F.; DE JESUS, S. U. “Não Gostam de Quem Nunca Pisou em Sala de Aula”:: Trajetórias de Vida-Formação-Docência. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 240–257, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p240-257. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16719. Acesso em: 4 déc. 2024.