A Entrada na Escola como Professor

narrativas de uma experiência compartilhada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p330-347

Palavras-chave:

Professor iniciante, Inserção profissional, Entrada na docência, Aprendizagem, Narrativas

Resumo

O artigo objetiva discutir a inserção profissional de iniciantes na Educação Básica, por meio de uma experiência compartilhada. Recorre-se a resultados da pesquisa em rede Pesquisa COM Professores Iniciantes: um estudo sobre indução profissional que assume como desenho metodológico a pesquisa narrativa, na perspectiva do narrar enquanto atividade (auto)biográfica, que se traduz em pesquisa-formação. As narrativas indicam situações onde há a presença de acolhimento entre os pares, como também casos em que a ausência de cuidado se destacou na entrada na profissão, gerando uma repercussão no processo de identificação com a docência. Com efeito, os achados oferecem um caminho para pensar o processo de indução profissional.

 

 

 

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Biografia do Autor

Iris Martins de Souza Castro, Rede estadual de ensino do Ceará

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. Graduada em Letras/Língua Portuguesa - Licenciatura Plena e especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela mesma instituição e em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora efetiva da rede estadual de ensino do Ceará, atuou como Coordenadora Escolar. Pesquisa na área educacional, com foco na formação de professores, início da carreira docente e atuação do coordenador pedagógico.

Sandy Lima Costa, Rede municipal de ensino de Fortaleza-Ceará

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Professora efetiva de Educação Infantil na rede pública de ensino do município Fortaleza - CE. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade - EDUCAS. Desenvolve estudos sobre Formação de professores, Desenvolvimento Profissional Docente, Inovação Pedagógica, Indução Profissional e Aprendizagem da docência.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-06-05

Como Citar

RODRIGUES PESSOA, A. R.; DE SOUZA CASTRO, I. M.; LIMA COSTA, S. A Entrada na Escola como Professor: narrativas de uma experiência compartilhada. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 330–347, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p330-347. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16690. Acesso em: 17 jul. 2024.