Práticas Orientadas e Reconstruídas

a formação reflexiva nos cursos de pedagogia EaD

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p170-185

Mots-clés :

Educação a Distância. Professor Reflexivo. Práticas orientadas e reconstruídas.

Résumé

Este artigo tem como objetivo compreender como ocorreu a formação do professor reflexivo a partir da problematização das práticas docentes que foram orientadas nos cursos XXX1 e YYY1 e, depois, reconstruídas nos espaços de atuação docente. A investigação foi desenvolvida a partir da seleção dos temas abordados nas publicações acadêmicas sobre os cursos. Para tanto, lançou-se mão do referencial que aborda a formação do professor reflexivo na leitura dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e dos dados obtidos em publicações sobre os cursos em revistas, anais, capítulos de livros e dissertações. Foi realizada a análise de conteúdo com o apoio do software Nvivo, para organizar os dados relativos à categoria “práticas orientadas e reconstruídas”, um dos temas abordados nas publicações. As publicações destacam que as alunas-professoras dos cursos incorporaram às suas atividades docentes na escola algumas ações empreendidas ao longo da formação, principalmente aquelas relacionadas à compreensão e à incorporação tanto das tecnologias digitais quanto da pesquisa como estratégia metodológica de organização do conhecimento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Analisa, Universidade Federal de Pelotas

Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: autonomia intelectual, educação a distância, prática docente e estágios curriculares. Atualmente é Chefe do Núcleo de Licenciaturas e Estágio da UFPel, Coordenadora da Comissão das Licenciaturas e do Fórum de Integração entre Ensino Superior e Educação Básica. É membro do Núcleo de Estudos em Educação na Cultura Digital NEED-UFRGS e do Grupo de Pesquisa e Ensino de Sociologia na Escola Básica - GPESEB - UFPel.

Rosane Aragón, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Informática na Educação (2001), mestrado em Educação (1988) e graduação em Psicologia (1983) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutorado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Titular da Faculdade de Educação da UFRGS e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS) e no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, orientando alunos de mestrado e doutorado. Líder do Núcleo de Estudos em Educação na Cultura Digital (NEED). Coordenadora da 1ª Edição do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura na modalidade a distância (PEAD/FACED/UFRGS). Coordenadora Adjunta do Centro de Professores da UFRGS (FORPROF/UFRGS). Desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase em Aprendizagem em Ambientes Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, formação de professores, arquiteturas pedagógicas, ecossistemas cognitivos, informática na educação, aprendizagem e projetos de aprendizagem.

Gerson Luiz Millan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (1994 -1998), Especialização em Informática na Educação pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação - CINTED/UFRGS (2005 - 2007), Especialização em Tutoria em Educação a Distância pela UFRGS (2009- 2010), Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEDU/UFRGS (2013 -2016). Doutorando em Educação pelo PPGEDU/UFRGS (2018 - ). É Servidor Técnico-Administrativo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lotado na Faculdade de Educação no Núcleo de Apoio Acadêmico (NAC/FACED/UFRGS). Foi Representante Institucional Suplente da Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância (REGESD). Foi avaliador do Departamento de Regulação e Supervisão em Educação a Distância (MEC/CAPES). Foi membro do Conselho do Polo UAB de Novo Hamburgo/RS. Foi Tutor a Distância do Curso de Pedagogia na Modalidade a Distância-PEAD/FACED/UFRGS- (2006 - 2011/2). Foi Coordenador do Programa de Educação Continuada (PEC/FACED/UFRGS) (2002/2 a 2007/2). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação e Educação a Distância (EAD). Foi presidente da Agremiação Gaúcha de Universitários Adventistas (AGUA/RS).

Références

ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. In: ALARCÃO, Isabel. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto, PT: Porto Editora, 1996. p. 171-189.

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; IANNONE, Leila Rentroia; SILVA, Maria da Graça Moreira da. Educação a Distância: oferta, características e tendências dos cursos de Licenciatura em Pedagogia. In: Estudos & Pesquisas Educacionais. São Paulo, Fundação Victor Civita, p. 279-354, 2012.

ARAGÓN, Rosane; CHARCZUK, Simone Bicca; ZIEDE, Mariangela Kraemer Lenz. Uma Arquitetura Pedagógica na Elaboração de Histórias Coletivas. In: Ernane Rosa Martins. (Org.). Informática Aplicada à Educação. 2. ed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 2, p. 99-110.

ARAUJO, Alexandre Ramos de. Práticas pedagógicas em transformação: contribuições da interdisciplina na representação do mundo pela matemática no Curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2010. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, 2010.

ARAUJO, Alexandre Ramos de et al. Portfólio De Aprendizagem: uma leitura a partir da abstração reflexionante. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA E PSICOLOGIA GENÉTICAS: RETROSPECTIVAS E PERSPECTIVAS, 3., 2013, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa, 2013. p. 470-482.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

BORDAS, Mérion Campos; NEVADO, Rosane Aragón; CARVALHO, Marie Jane Soares. Curso de Licenciatura em Pedagogia: Anos Iniciais do Ensino Fundamental – modalidade EAD. Porto Alegre, 2004. (Projeto do curso).

BORDAS, Mérion Campos; CARVALHO, Marie Jane Soares; NEVADO, Rosane Aragón. Formação de professores: pressupostos pedagógicos do Curso de Licenciatura em Pedagogia/EAD. In: Informática na Educação: Teoria e Prática, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 143-167, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura), 1996.

GRASEL, Patrícia; CARVALHO, Marie Jane Soares. Formação De Professores: práticas em Educação a Distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10., 2013, Belém. Anais [...]. Belém: UNIREDE, 11-13 jun. 2013. p. 01-14.

GRASSI, Daiane; CARVALHO, Marie Jane Soares. Arquiteturas Pedagógicas nas Docências das Alunas-Professoras do Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS: ensaio, relato e considerações. São Paulo: ABED, abr. 2010.

KIELING, José Fernando; SOUZA, Maria da Graça. Gestão das desigualdades, mudança e emancipação. In: FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO POPULAR E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, 14., 2012. Erechim. Anais [...]. Erechim, 2012.

MELLO, Eliane de; MÖBBIS, Adriane da Silva Machado. Pesquisa participante no Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da UFPel: “ser e não ser professora...”. In: FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO POPULAR E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, 14., 2012. Erechim. Anais [...]. Erechim, 2012.

MILLAN, Gerson Luiz. Compreensões sobre práticas pedagógicas apoiadas pelas tecnologias digitais. 2016. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, 2016.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. In: Revista Educação. Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

MOZZATO, Anelise Rebelato; GRZYBOVSKI, Denise; TEIXEIRA, Alex Niche. Análises qualitativas nos estudos organizacionais: As vantagens do uso do Software Nvivo. In: Revista Alcance. Itajaí, vol. 23, n. 4, p. 578-587, out./dez. 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/4777/477749961009/477749961009.pdf . Acesso em: 16 nov. 2021.

NEVADO, Rosane Aragón; CARVALHO, Marie Jane Soares; MENEZES, Crediné Silva. Metarreflexão e a construção da (trans)formação permanente: estudo no âmbito de um curso de pedagogia a distância. In: VALENTE, José Armando; BUSTAMANTE, Silvia Branco Vidal (org.). Educação a distância: prática e formação do profissional reflexivo. São Paulo: Avercamp, 2009. p. 83-108.

NEVADO, Rosane Aragón; CARVALHO, Marie Jane Soares; MENEZES, Crediné Silva. (org.). Aprendizagem em Rede na Educação a Distância: estudos e recursos para a formação de professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz, 2007.

NEVADO, Rosane Aragón; MENEZES, Crediné Silva; VIEIRA JÚNIOR, Ramon Rosa Maia. Debate de Teses – Uma Arquitetura Pedagógica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 22., 2011, Aracaju. Anais [...]. Aracaju: WIE, 2011. p. 820-829.

PEREIRA, Lucia Helena. A análise de conteúdo: um approach do social. In: Cadernos de Sociologia: Pesquisa Social Empírica: Métodos e Técnicas, Porto Alegre, v. 9, p. 87-114, 1998.

QUADROS, Amanda Maciel de. Práticas Educativas e tecnologias digitais de Rede: Novidade ou Inovação? 2013. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, 2013.

TURCHIELO, Luciana Boff; ARAGÓN, Rosane. A Construção do Pensamento Reflexivo em um Curso de Pedagogia a Distância. In: Revista e-Curriculum. São Paulo, v. 17, n. 3, p. 1239-1262, set. 2019. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1239-1262. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/41257/29928. Acesso em: 16 nov. 2021.

ZACCARON, Ana Beatriz Michels et al. Uso Pedagógico das Tecnologias Digitais: do Fazer ao Compreender. In: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, v. 10, n. 3, dez. 2012.

ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

ZORZI, Analisa; KIELING, Francisco dos Santos; RODRIGUEZ, Lilian Lorenzato. Parceria com escolas públicas locais: Uma estratégia pedagógica para aproximar os objetos da pedagogia dos estudantes no Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da UFPel/RS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. 2015, Maceió. Anais [...]. Maceió, 2015. p. 616-624.

ZORZI, Analisa. Entre o Social e o Individual: as trocas intelectuais e as trajetórias cognitivas no desenvolvimento da autonomia intelectual. 2018. 217f. Tese (Doutorado em Educação) ¬– Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, 2018.

Fichiers supplémentaires

Publié-e

2024-06-05

Comment citer

ANALISA; ARAGÓN, R.; MILLAN, G. L. Práticas Orientadas e Reconstruídas: a formação reflexiva nos cursos de pedagogia EaD. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 170–185, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p170-185. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16632. Acesso em: 17 juill. 2024.