Aprendizagens de Tutoras Sobre os Processos de Assessoramento e Desenvolvimento Profissional de Mentoras

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p92-104

Mots-clés :

Formador de docentes, Aprendizagem profissional, Base de conhecimento

Résumé

O escopo deste estudo foi analisar os conhecimentos construídos sobre o acompanhamento e o desenvolvimento profissional de mentores, na perspectiva de tutoras de um Programa Híbrido de Mentoria (PHM). A pesquisa desenvolvida é do tipo exploratória de abordagem qualitativa. Os dados analisados são provenientes de narrativas de três tutoras/TT3 que atuaram como formadoras de mentores no PHM. O processo analítico foi inspirado nas técnicas da análise de conteúdo. O estudo das narrativas escritas revelou alguns elementos constitutivos da base de conhecimentos para tutoria: a escrita de feedbacks formativos e reflexivos; desenvolvimento de uma escuta sensível e empática; conhecimento acerca das demandas formativas das mentoras; reflexões sobre como ajudar as mentoras a construir autonomia; conhecimento sobre a importância da reflexão e acerca de como promover processos reflexivos; bem como sobre o poder da escrita de narrativas na formação/investigação de/com professores. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Psicologia (FFCL de Ribeirão Preto), mestrado em Educação Especial (UFSCar) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental - USP). É professora titular do departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Foi Secretária de Educação a Distância da UFSCar (2009-2016). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Formação de Professores. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: programas de apoio a professores em início de carreira, mentoria,desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, formação continuada de professores, formação de professores via Internet, base de conhecimento. Atualmente é editora da Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC) vinculada ao PPG-Educação da UFSCar. Coordenou a pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP.

Références

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri; DAVIS, Cláudia Leme Ferreira; CALIL, Ana Maria Gimenes Côrrea; VILALVA, Adriana Mallmann. Categorias teóricas de Shulman: revisão integrativa no campo da formação docente. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 49, n. 174, p. 130-149, out/dez. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053146654. Acesso em: 04 fev.2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, 2004.

BOGDAN, Roberto; BIKLEN, Sara. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.

BOLÍVAR, António. Profissão Professor: o itinerário profissional e a construção da escola.
Bauru: EDUSCA, 2002.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.

COLE, Andra; KNOWLES, Gary. Teacher development partnership research: A focus on methods and issues. American Educational Research Journal, [S.L] v.30, n. 3, p. 473-495, jan. 1993.

MASSETTO, Débora Cristina. Experiências emocionais e aprendizagens de mentoras no Programa de Formação Online de Mentores. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio. (org.). Vidas de professores. 2.ed. Lisboa: Porto Editora, 2000. p. 31-61.

LIMA, Emília Freitas de; CORSI, Adriana Maria; MARIANO, André Luiz Sena; MONTEIRO, Hilda Maria; PIZZO, Silvia Vilhena; ROCHA, Gisele Antunes; SILVEIRA, Maria de Fátima Lopes da.Sobrevivendo ao início da carreira docente e permanecendo nela: Como? Por quê? O que dizem alguns estudos. Edição e Linguagem, São Paulo, v.10, n. 15, p. 138- 160, jan/jun.2007.

MARCELO GARCIA, Carlos. Los profesores como trabajadores del conocimiento. Certidumbres y desafíos para una formación a lo largo de la vida. Educar, n, 30, p. 27-56. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/educar/0211819Xn30/0211819Xn30p27.pdf. Acesso em: 04 fev. 2023.

MARCOLINO, Taís Quevedo. A porta está aberta: aprendizagem colaborativa, prática iniciante, raciocínio clínico e terapia ocupacional.Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
MARIANO, André Luiz Sena. A pesquisa sobre o professor iniciante e o processo de aprendizagem profissional: algumas características. Reunião anual da ANPEd, 29, Caxambu, 2006. Anais eletrônicos. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/posteres/GT08-2119--Int.pdf. Acesso em: 04 fev. 2023.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti (org). Escola e aprendizagem da Docência: processos de investigação e formação. São Carlos: Edufscar, 2003


MIZUKAMI, Maria da Graça. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista do Centro de Educação UFSM. Santa Maria, v. 29, n. 2, p. 33 - 49, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838 . Acesso em: 04 fev. 2023

MIZUKAMI, Maria da Graça. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.1, n. 1, p. 1 - 17, 2005/2006. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3106/2046. Acesso em: 04 fev. 2023.

MIZUKAMI, Maria da Graça; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Aprender a ser mentora: um estudo sobre reflexões de professoras experientes e seu desenvolvimento profissional. Currículo sem fronteiras, [S. l.], v.19, n.1, p.113-133, 2019. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/mizukami-reali.pdf. Acesso em: 04 fev. 2023.

NÓVOA, António. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem fronteiras, [S. l.], v.19, n.1, p.198-208, 2019.
Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/novoa.pdf. Acesso em: 04 fev. 2023.


OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato. Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 20, n. 43, p. 289-305, 2011. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/307/275. Acesso em: 04 fev. 2023.
REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; MIZUKAMI, Maria da Graça. Programa de mentoria online: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n.1, p. 077-095, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000100006 . Acesso em: 04 fev. 2023.
REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; MIZUKAMI, Maria da Graça. Comunidade de aprendizagem profissional: tensões nos processos de desenvolvimento profissional de mentoras. Educação, [S. l.], v. 39, n.1, p. 121-132, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.14500. Acesso em: 05 fev. 2023.

REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; MASSETTO, Débora Cristina; GOBATO, Paula Grizzo; BORGES, Fabiana Vigo Azevedo. A Construção da identidade de uma mentora: o programa de formação online de mentores em foco. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 2, p. 330-347, maio/ago., 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0005 Acesso em: 06 fev. 2023.


RODGERS, Carol. Defining Reflection: Another Look at John Dewey and Reflective Thinking. Teachers College Record, New York, v.104, n.4, p.842-866, june 2002. Disponível em: https://www.canr.msu.edu/bsp/uploads/files/Reading_Resources/Defining_Reflection.pdf. Acesso em: 06 fev. 2023.


SOUZA, Elizeu Clementino. Pesquisa narrativa e escrita (auto) biográfica: interfaces metodológicas e formativas. In: SOUZA, E. C. de; ABRAHÃO, M. H. B. Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDPUCRS, 2006. p.135-147.

SOUZA, Ana Paula Gestoso de; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Mentoras de professoras iniciantes: a construção de uma base de conhecimentos. Revista Diálogo Educacional, v. 20, n. 67, nov. 2020. Disponível em: http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO02. Acesso em: 06 fev. 2023.


SILVA, Jéssica Ferreira Francine. Processos de construção da identidade de mentoras iniciantes. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, São Carlos/SP, 2020.

SCHÖN, Donald. The reflective practitioner: How professionals think in action. New York: Basic Books, 1983.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-22. 1987.

SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Research, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 14-44. 1986. Disponível em: https://doi.org/10.2307/1175860. Acesso em: 07 fev. 2023.

SHUTE, Valerie. Focus on Formative Feedback. Review of Educational Research, [S. l.], 2008. Disponível em: https://doi.org/10.3102/0034654307313795. Acesso em: 07 fev. 2023.

TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Aprendizagem da docência e profissionalização: elementos de uma reflexão. São Carlos: EdUFSCar, p. 41-48, 2009.

TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. O que um mentor precisa saber? Ou: sobre a necessidade de um mentor construir uma visão multifocal. Revista Exitus, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 33-44, 2011. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/203. Acesso em: 07 fev. 2023.

VAILLANT, Denise. MARCELO, Carlos. El ABC y D de la formación docente. Madrid: Editorial. Narcea, 2015.


VAUGHAN, Norman. A blended community of inquiry approach: Linking student engagement and course redesign. The Internet and Higher Education, [S. l.], v.13, n. 1–2, p. 60-65, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2009.10.007. Acesso em: 07 fev. 2023.

ZEICHNER, Kenneth. Rethinking the Connections Between Campus Courses and Field Experiences in College and University-based Teacher Education, Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-501, set/dez, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.5902/198464442362. Acesso em: 07 fev. 2023.

Publié-e

2023-08-01

Comment citer

CARVALHO, B. K. R. de; REALI, A. M. de M. R. Aprendizagens de Tutoras Sobre os Processos de Assessoramento e Desenvolvimento Profissional de Mentoras. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 71, p. 92–104, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p92-104. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16426. Acesso em: 24 nov. 2024.