O Lugar da Formação de Adultos na Pesquisa Sobre a Iniciação à Docência

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DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p126-145

Mots-clés :

Formação de Professores; Iniciação à Docência; Aprendizagem Docente; Formação de Adultos

Résumé

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa que teve por objetivos identificar e analisar as conexões teórico metodológicas entre os estudos sobre a aprendizagem docente de professores iniciantes e o campo de investigação sobre a formação de adultos. Para tal, foi realizado um estudo bibliográfico meta-analítico que se valeu da análise da produção acadêmica contida nas teses de doutorado elaboradas no Brasil e em Portugal (entre os anos de 2000 e 2021), teses essas que tinham como tema central de investigação a iniciação à docência. A investigação mostrou que as problemáticas, os conceitos, autores e metodologias, próprias do campo da pesquisa sobre a formação de adultos, pouco são mobilizadas para fins de compreensão dos processos de desenvolvimento profissional de professores início de carreira.

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Biographie de l'auteur-e

Carmen Cavaco, Universidade de Lisboa

Professora doutora vinculada institucionalmente com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

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Publié-e

2023-08-01

Comment citer

GARIGLIO, J. A.; CAVACO, C. O Lugar da Formação de Adultos na Pesquisa Sobre a Iniciação à Docência. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 71, p. 126–145, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p126-145. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16383. Acesso em: 21 nov. 2024.