Violência Contra Estudantes Com Deficiência em Situação de Inclusão na Escola Pública
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p147-166Mots-clés :
Inclusão Educacional, Preconceito, Direitos Humanos e EducaçãoRésumé
Este artigo refere-se a uma pesquisa de mestrado em educação tendo por questão central a identificação das causas que contribuem à violência, manifestada pelo preconceito contra estudantes com deficiência em situação de inclusão na escola pública. O referencial teórico-metodológico adotado foi a Teoria Crítica da Sociedade e a Pesquisa Social Empírica. O lócus investigado foi o cotidiano de uma escola pública de Petrópolis/RJ, com instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e participação remota de quatro professoras do ensino fundamental devido à pandemia do coronavírus. Os resultados obtidos evidenciaram que mesmo com os limites impostos pela pandemia e a exigência do ensino remoto, a escola pública e as professoras demonstraram capacidade de resistir e enfrentar a violência ao considerarem a educação e a inclusão escolar fundamentadas nos direitos humanos. Nesse cenário, a formação docente, discente e a experiência com as diferenças de aprendizagem e seu acolhimento assumem prioridade, vislumbrando-se a emancipação e o desenvolvimento da sensibilidade, pilares para que professores e estudantes se tornem livres pensantes.
Téléchargements
Références
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
ADORNO, Theodor W. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
ADORNO, Theodor W. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
BANDEIRA, Lourdes; BATISTA, Analía Soria. Preconceito e discriminação como expressões de violência. Revista Estudos Feministas, 2002. p. 119-141. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-026X2002000100007>. Acesso em: 20 maio 2021.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, Elsevier, 2004.
COSTA, Valdelúcia Alves da. Formação, inclusão e educação em Direitos Humanos no Brasil: desafios e perspectivas. In: COSTA, V. A. da. VARGAS SEGURA, R. (orgs.). Direitos Humanos em Educação: formação e inclusão no Brasil e México. Niterói: Intertexto X CAPES, 2018, p. 35-55.
COSTA, Valdelúcia Alves da; LEME, Erika Souza. Educação Inclusiva no Brasil: aspectos políticos, sociais e humanos. In: COSTA, V. A. da. VARGAS SEGURA, R. (orgs.). Educação Inclusiva na América Latina: políticas, pesquisas e experiências. Niterói: Intertexto, 2016, p. 21-42.
CROCHÍK, José Leon. Fatores psicológicos e sociais associados ao bullying. Revista de Psicologia Política. São Paulo: v. 12, 2012, p. 211-229. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2012000200003> Acesso em: 10 de set. 2019.
CROCHÍK, José Leon. Preconceito e educação inclusiva. Brasília: SDH/PR, 2011.
CROCHÍK, José Leon. Preconceito, indivíduo e cultura. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.
CROCHICK, José Leon; CROCHICK, Nicole. Bullying, preconceito e desempenho escolar: uma nova perspectiva. São Paulo: Benjamin Editorial, 2017.
HORKHEIMER, Max.; ADORNO, Theodor. W. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. 1947. Disponível em: <http://antivalor.vilabol.uol.com.br> Acesso em: 10 dez. 2021.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: SCHWARCZ S.A, 2019.
MARX, Karl. & ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2017.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, 1948. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf> Acesso em: 07 de fev. 2020.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil (1930/1973). 8ª Ed. Petrópolis: Vozes, 1986.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Cia das Letras, 2019.
SILVA, Wanda Lúcia Borsato da. Políticas públicas de educação, formação de professores e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: as experiências da Rede Pública Municipal de Ensino de Petrópolis/RJ. 2013. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.
SOUZA, Jessé. A elite do atraso. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2019.
UNESCO. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file> Acesso em: 07 de out. 2019.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017