Comunidade Narrativa e Performance

a formação de crianças contadoras de história

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p148-167

Mots-clés :

Communauté narrative. Narration de l'histoire. Performance.

Résumé

Cet article présente une collectivité qui s'est construite par l'échange de savoirs au cours des parcours d'autoformation d'un enseignant et d'une communauté d'enfants narrateurs, dont les liens et les nœuds se sont tissés et entrelacés dans les différentes éditions du cours « L'art du conte », développé dans un centre municipal d'éducation culturelle, dans la municipalité d'Araucaria, au sud du Brésil. Les principales réflexions théoriques portent sur la mise en place d'une performance ludique, sur le processus symbiotique entre ceux qui racontent une histoire et ceux qui l'écoutent, sur le rôle de l'enfant qui, dans l'exercice de raconter et d'écouter des histoires, construit des connaissances, nourrit son imaginaire et développe sa créativité, et sur les avantages de l'horizontalité de la relation entre enfants et adultes qui deviennent des auteurs plus conscients de leurs histoires de vie. Trois expériences vécues pendant le cours sont rapportées, rappelant les histoires qui traitaient de sujets difficiles comme la mort, la condition de la femme dans la société, le racisme, en plus de détailler les activités mises en place qui ont permis de former des enfants à la narration.

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Bibliographies de l'auteur-e

Elisa Maria Dalla-Bona, Universidade Federal do Paraná

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Paraná.Realizou estágio de setembro/2010 a fevereiro/ 2011, no Institut National de Recherche Pédagogique – INRP, Lyon, França. Professora desde agosto de 1991 do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, do Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná.Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação da UFPR. Atua principalmente nos seguintes temas: letramento literário, leitura e literatura infantil.

Selma Soczecki Leal , Escola Municipal Elírio Alves Pinto / Araucária - PR

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2021), é especialista em Contação de Histórias e Literatura Infantil Juvenil pela Faculdade de Tecnologia de Curitiba (2019), especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira - Centro Universitário Internacional (2012); e graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008). Professora Contadora de histórias na Escola Municipal Elírio Alves Pinto. Tem experiência nas áreas de Língua Portuguesa, Literatura Infanto-Juvenil e Contação de Histórias

Adriana Vaz, Universidade Federal do Paraná. Departamento de Expressão Gráfica.

Estágio em residência pós-doutoral pela Universidade Federal de Minas Gerais, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação, da Faculdade de Educação, na linha de pesquisa História da Educação. Doutora e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em História da Arte do Século XX pela EMBAP. Graduação em Educação Artística com Habilitação em Desenho pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Paraná, no Departamento de Expressão Gráfica, em Curitiba. No ensino de graduação ministra os conteúdos de desenho e geometria descritiva, como desenho de observação, perspectiva, etc. No Mestrado Profissional em Educação da UFPR (Programa de Pós-graduação em educação: Teoria e Prática de Ensino) pesquisa as áreas de ensino de artes visuais, educação estética e diversidade. No Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, participa da linha de pesquisa História e Historiografia da Educação incluindo os temas: história intelectual, história das disciplinas escolares, história da educação estética.

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Publié-e

2022-10-26

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DALLA-BONA, E. M.; LEAL , S. S. .; VAZ, A. . Comunidade Narrativa e Performance: a formação de crianças contadoras de história . Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 148–167, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p148-167. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14638. Acesso em: 24 nov. 2024.