Comunidade Narrativa e Performance
a formação de crianças contadoras de história
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p148-167Keywords:
Narrative community. Story narration. Performance.Abstract
This article presents a collectivity that was built by the exchange of knowledge during the self-training paths of a teacher and a community of narrator children, whose ties and knots were woven and intertwined in the various editions of the course “Art of storytelling”, developed in a Center Municipal Cultural Education, in the Municipality of Araucaria, southern Brazil. The main theoretical reflections are about the establishment of playful performance, about the symbiotic process between those who narrate a story and those who listen to it, about the role of the child who, in the exercise of telling and listening to stories, builds knowledge, feeds his imagination and develops his creativity, and on the advantages of the horizontality of the relationship between children and adults who become more conscious authors of their life stories. Three experiences lived during the course are reported, recalling the stories that dealt with difficult topics such as death, the condition of women in society, racism, in addition to detailing the activities implemented that made it possible to train children as storytellers.
Downloads
References
AZEVEDO, R. Contos de enganar a morte. São Paulo: Ática, 2004.
BÂ, A. H. A tradição Viva. In: KI-ZERBO, J. História geral da África: metodologia e pré-história da África. 2. ed. Brasília: UNESCO, 2010. p. 167-212.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. Tradução de: ROUANET, P. S. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução de: MAZZARI, M. V. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, 2007.
BUSATTO, C. Narrando histórias no século XXI - Tradição e Ciberespaço. 2005, 132f. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) - Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2005.
CAFÉ, Â. B. Os contadores de histórias na contemporaneidade: da prática à teoria, em busca de princípios e fundamentos. 2015, 272f. Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
CAMPOS, K. C. de. Nossas vidas contam histórias: crianças narradoras. 2016, 232f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Santa Catarina, 2016.
CAVALCANTI, M. C. Quibungo. Ilustrador: Allan Rabelo. Rio de Janeiro: Escrita Fina, 2011.
ESTERL, A. As mais belas histórias das mil e uma noites. Tradução de: FLORY, A. Ilustradora: Olga Dugina. São Paulo: Cosac & Naify, 2012.
GABRIEL, S. T. S. Na teia de Ananse: a contação de histórias como performance com crianças na escola. 2021, 245f. Tese (Doutorado), Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais, Goiânia, 2021.
GIRARDELLO, G. Uma clareira no bosque: contar histórias na escola. Campinas: Papirus, 2015.
GOLDBERG, R. A arte da performance: do futurismo ao presente. Tradução de: CAMARGO, J. L. Lisboa: Orfeo Negro, 2007.
HARTMANN, L. Performance e experiência nas narrativas orais da Fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, n. 24, p. 125-153, jul./dez. 2005.
HARTMANN, L. Equilibristas, viajantes, princesas e poetas: performances orais e escritas de crianças narradoras. Boitatá, Londrina, n. 20, p. 48-67, jul./dez. 2015.
HARTMANN, L. Desafios da Diversidade em sala de aula: um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes. Caderno Cedes, Campinas, v. 37, n. 101, p. 45-64, jan./abr. 2017.
HARTMANN, L.; GASPERIN, L. E. A criança protagonista: propostas de transformação do espaço-tempo escolar em uma escola de Educação Infantil. Rascunhos, Uberlândia, v. 5, n. 3, p. 150-168, dez. 2018.
HARTMANN, L.; SILVA, S. T. Pequenas resistências: contação de histórias, performance e protagonismo infantil na escola. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 19-35, mar./abr. 2019.
HARTMANN, L.; SOUSA, J. R.; CASTRO, A. C. de S. Luta pela terra, performance e protagonismo infantil. I Encontro Nacional das Crianças Sem Terrinha (Brasília – 2018). TOMO, n. 37, p. 253-286, jul./dez. 2020.
HOOKS, B. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Tradução: LIBANIO, B. São Paulo: Elefante, 2020.
KALEKI. Anansi, o velho sábio. Tradução de: D’AGUIAR, R. F. Ilustrador: Jean-Claude Götting. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2007.
LIMA, F. A. de S. Conto popular e comunidade narrativa. Rio de Janeiro: FUNARTE/Instituto Nacional do Folclore, 1985.
MACHADO, M. M. A criança é performer. Educação & Realidade, v. 35, n. 2, p. 115-137, maio/ago.2010.
MACHADO, R. A arte da palavra e da escuta. São Paulo: Reviravolta, 2015.
MATOS, G. A. A Palavra do Contador de Histórias. São Paulo: Martins Fontes, 2005
NOGUERA, R.; BARRETO, M. Infancialização, ubuntu e teko porã: elementos gerais para educação e ética afroperspectivistas. Childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 31, set./dez. 2018, p. 625-644.
OLIVEIRA, E. de S.; LUCINI, M. O pensamento decolonial: conceitos para pensar uma prática de pesquisa de resistência. Boletim Historiar, v. 8, n. 1, jan/mar. 2021, p. 97-115.
ONG, W. Oralidade e cultura escrita: a tecnologização da palavra. Tradução de: DOBRÁNSZKY, E. A. São Paulo: Papirus, 1998.
PEREIRA, M. de A. Performance e educação: relações, significados e contextos de investigação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 289-312, mar. 2012.
PINEAU, E. L. Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia: uma revisão prospectiva. Educação & Realidade, v. 35, n. 2, p. 89-113, mai./ago. 2010.
SISTO, C. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Curitiba: Positivo, 2005.
SUNNY. Ulomma: a casa da beleza e outros contos. Ilustradora: Denise Nascimento. 5. ed. São Paulo: Paulinas, 2011.
ZUMTHOR, P. A. Letra e a voz: A “literatura” medieval. Tradução de: PINHEIRO, A.; FERREIRA, J. P. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
ZUMTHOR, P. Introdução à poesia oral. Tradução de: FERREIRA, J. P.; POCHAT, M. L. D.; ALMEIDA, M. I. São Paulo: Editora Hucitec, 1997.
ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. 2. ed. Tradução de: FERREIRA, J. P.; FENERICH, S. São Paulo: Cosac Naif, 2007.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017