Comunidade Narrativa e Performance

a formação de crianças contadoras de história

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p148-167

Keywords:

Narrative community. Story narration. Performance.

Abstract

This article presents a collectivity that was built by the exchange of knowledge during the self-training paths of a teacher and a community of narrator children, whose ties and knots were woven and intertwined in the various editions of the course “Art of storytelling”, developed in a Center Municipal Cultural Education, in the Municipality of Araucaria, southern Brazil. The main theoretical reflections are about the establishment of playful performance, about the symbiotic process between those who narrate a story and those who listen to it, about the role of the child who, in the exercise of telling and listening to stories, builds knowledge, feeds his imagination and develops his creativity, and on the advantages of the horizontality of the relationship between children and adults who become more conscious authors of their life stories. Three experiences lived during the course are reported, recalling the stories that dealt with difficult topics such as death, the condition of women in society, racism, in addition to detailing the activities implemented that made it possible to train children as storytellers.

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Author Biographies

Elisa Maria Dalla-Bona, Universidade Federal do Paraná

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Paraná.Realizou estágio de setembro/2010 a fevereiro/ 2011, no Institut National de Recherche Pédagogique – INRP, Lyon, França. Professora desde agosto de 1991 do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, do Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná.Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação da UFPR. Atua principalmente nos seguintes temas: letramento literário, leitura e literatura infantil.

Selma Soczecki Leal , Escola Municipal Elírio Alves Pinto / Araucária - PR

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2021), é especialista em Contação de Histórias e Literatura Infantil Juvenil pela Faculdade de Tecnologia de Curitiba (2019), especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira - Centro Universitário Internacional (2012); e graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008). Professora Contadora de histórias na Escola Municipal Elírio Alves Pinto. Tem experiência nas áreas de Língua Portuguesa, Literatura Infanto-Juvenil e Contação de Histórias

Adriana Vaz, Universidade Federal do Paraná. Departamento de Expressão Gráfica.

Estágio em residência pós-doutoral pela Universidade Federal de Minas Gerais, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação, da Faculdade de Educação, na linha de pesquisa História da Educação. Doutora e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em História da Arte do Século XX pela EMBAP. Graduação em Educação Artística com Habilitação em Desenho pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Paraná, no Departamento de Expressão Gráfica, em Curitiba. No ensino de graduação ministra os conteúdos de desenho e geometria descritiva, como desenho de observação, perspectiva, etc. No Mestrado Profissional em Educação da UFPR (Programa de Pós-graduação em educação: Teoria e Prática de Ensino) pesquisa as áreas de ensino de artes visuais, educação estética e diversidade. No Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, participa da linha de pesquisa História e Historiografia da Educação incluindo os temas: história intelectual, história das disciplinas escolares, história da educação estética.

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Published

2022-10-26

How to Cite

DALLA-BONA, E. M.; LEAL , S. S. .; VAZ, A. . Comunidade Narrativa e Performance: a formação de crianças contadoras de história . Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 148–167, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p148-167. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14638. Acesso em: 19 may. 2024.