Literatura Africana e Afro-Brasileira na Construção da Identidade da Criança na Pré-escola

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DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p231-246

Mots-clés :

Negro; Identidade; Educação infantil; Contação de História.

Résumé

O objetivo deste artigo é discutir de forma interdisciplinar - estabelecendo um diálogo, principalmente, entre educação e sociologia - a questão da contação de história e a contribuição da literatura africana e afro-brasileira na formação da identidade da criança negra na pré-escola. Para tanto, apresenta um relato de experiência desenvolvido numa escola do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, que atende crianças da pré-escola e ensino fundamental. A prática pedagógica em questão inseriu a literatura africana e afro-brasileira na rotina de uma turma de Educação Infantil, composta por 20 crianças na faixa dos cinco anos. O relato de experiência está ancorado, principalmente, nos pressupostos de Kabengele Munanga (2009) como base para a discussão teórica em torno da construção da identidade negra. Para o autor, o conceito de identidade no Brasil refere-se a uma realidade complexa que envolve fatores distintos como: histórico, linguístico e psicológico.

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Bibliographies de l'auteur-e

Simone Ribeiro, Universidade Unigranrio

a) Literatura africana e afro-brasileira na construção da identidade da criança na pré-escola; Dossiê Temático 68 - Educação e contação de história

b) nomes de todos os autores conforme disponível na Plataforma Lattes - Simone Regina de Oliveira Ribeiro

c) endereço institucional do autor de correspondência - Rua José de Souza Herdy, 1160, Duque de Caxias, RJ

d) telefones dos autores- 21 992331763

e) email de todos os autores- monyregina@hotmail.com

f) titulação principal; Mestre em Letras e Ciências Humanas

g)instituição a que pertence(m) - Universidade Unigranrio

h) cargo que ocupa(m); Doutorando

 

i) grupo de pesquisa. Narrativas, Escrituras do Eu: Literatura, Comunicação e Sociedade

Danielle Fortuna, Unigranrio

a) Literatura africana e afro-brasileira na construção da identidade da criança na pré-escola; Dossiê temático 68 - Educação e contação de história

b) Daniele Ribeiro Fortuna

c) Endereço institucional: Rua José de Souza Herdy, 1160 - Duque de Caxias, RJ

d) Telefone

e) email de todos os autores- drfortuna@hotmail.com

f) titulação principal; Doutora em Letras

g)instituição a que pertence(m) - Universidade Unigranrio

h) cargo que ocupa(m); Docente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes

i) grupo de pesquisa. Narrativas, Escrituras do Eu: Literatura, Comunicação e Sociedade

Jacqueline Lima, UENF/UNESA

Título do artigo: Literatura africana e afro-brasileira na construção da identidade da criança na pré-escola / Dossiê 68 - Educação e Contação de História

b) Nome: Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima
c) Endereço institucional: Av. Alberto Lamego, 2000. Campos dos Goytacazes. Av. Presidente Vargas, 642. Rio de Janeiro.
d) Telefone: (21)996559306
e) E-mail:  jacapili.jl@gmail.com
f) Titulação: Doutora em Sociologia
g) Instituição: UENF/UNESA
h) Cargo:  Pesquisadora Visitante/Professora

i) Grupo de pesquisa: Narrativas, Escrituras do Eu: Literatura, Comunicação e Sociedade

Références

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Publié-e

2022-10-26

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RIBEIRO, S. .; FORTUNA, D.; LIMA, J. Literatura Africana e Afro-Brasileira na Construção da Identidade da Criança na Pré-escola. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 231–246, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p231-246. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13992. Acesso em: 22 déc. 2024.