Interculturalidade e Cultura Popular

debatendo a folclorização dentro da educação escolar

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p308-324

Mots-clés :

Cultura Popular, Folclore, Educação Intercultural

Résumé

Neste texto, resultante de um extenso levantamento de literatura e pesquisa bibliográfica, primeiramente, analisamos as relações estabelecidas historicamente entre a cultura popular e o espaço escolar. Para isso, realizamos uma reflexão a respeito dos processos históricos e produção acadêmica que ajudaram a alicerçar o imaginário que enxerga a cultura popular como primitiva, arcaica e até bárbara, concepções que alcançam o espaço escolar e fazem com que determinadas práticas culturais sejam abordadas de forma pitoresca e estereotipada dentro do calendário “folclórico” das escolas. Posteriormente, advogamos a necessidade da ressignificação desta mentalidade e apresentamos como as perspectivas interculturais de educação auxiliam na construção de práticas pedagógicas que valorizam a diversidade cultural, abrindo espaço para os conhecimentos, formas de sociabilidade, modos de relação com a biodiversidade presentes nas culturas populares.

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Biographie de l'auteur-e

Albert Alan de Sousa Cordeiro, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Belém (PA), Brasil

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2022-08-16 — Mis(e) à jour 2023-05-24

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CORDEIRO, A. A. de S. Interculturalidade e Cultura Popular: debatendo a folclorização dentro da educação escolar. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 67, p. 308–324, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p308-324. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13929. Acesso em: 21 nov. 2024.