Interculturalidade e Cultura Popular

debatendo a folclorização dentro da educação escolar

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p308-324

Mots-clés :

Cultura Popular, Folclore, Educação Intercultural

Résumé

Neste texto, resultante de um extenso levantamento de literatura e pesquisa bibliográfica, primeiramente, analisamos as relações estabelecidas historicamente entre a cultura popular e o espaço escolar. Para isso, realizamos uma reflexão a respeito dos processos históricos e produção acadêmica que ajudaram a alicerçar o imaginário que enxerga a cultura popular como primitiva, arcaica e até bárbara, concepções que alcançam o espaço escolar e fazem com que determinadas práticas culturais sejam abordadas de forma pitoresca e estereotipada dentro do calendário “folclórico” das escolas. Posteriormente, advogamos a necessidade da ressignificação desta mentalidade e apresentamos como as perspectivas interculturais de educação auxiliam na construção de práticas pedagógicas que valorizam a diversidade cultural, abrindo espaço para os conhecimentos, formas de sociabilidade, modos de relação com a biodiversidade presentes nas culturas populares.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Albert Alan de Sousa Cordeiro, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Belém (PA), Brasil

Références

ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Culturas populares e a luta decolonial. In: Anais do Encontro de estudos multidisciplinares em cultura. Salvador Bahia, 2019.

AMARAL, Amadeu. Tradições Populares. 2 ed. São Paulo: HUCITEC, 1976.

ANDRADE, Mario de. Aspectos do folclore brasileiro. São Paulo: Global Editora, 2019.

AYALA, Marcos; AYALA, Maria Ignês. Cultura popular no Brasil. São Paulo: Ática, 1987.

BASTIDE, Roger. Sociologia do Folclore Brasileiro. São Paulo: Anhembi, 1959.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Viver de criar cultura, cultura popular, arte e educação. In: SILVA, René Marc da Costa (org). Cultura popular e educação: salto para o futuro. Brasília: SEED/MEC, 2008.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é folclore? São Paulo: Brasiliense, 2014 (Coleção Primeiros Passos; 60).

CAMPOS, Judas Tadeu. Festas juninas nas escolas: lições de preconceitos. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 99, p. 589-606, maio/ago. 2007.

CANDAU, Vera (org). Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012.

CANDAU, Vera. Interculturalidade e educação escolar. in CANDAU, Vera (org). Reinventar a escola. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013.

CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

CARNEIRO, Edson. A Sabedoria Popular. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago. Ciências sociais, violência epistêmica e o problema da “invenção do outro”. In LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires, Argentina: CLACSO, 2005. (Colección Sur Sur).

CAVALCANTI, Maria Laura. Entendendo o folclore. In: SILVA, René Marc da Costa (org). Cultura popular e educação: salto para o futuro. Brasília: SEED/MEC, 2008.

CORTELLA, M.S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Instituto Paulo Freire; Cortez, 1998.

FERNANDES, Florestan. O folclore em questão. São Paulo: HUCITEC, 1978.

FLEURI, Reinaldo. Educação Intercultural e formação de educadores. João Pessoa: CCTA, 2018.

FOLLIET, Joseph. O povo e a cultura: culturas em debate. Rio de Janeiro: Forense, 1968.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

LANDER, Edgardo. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires, Argentina: CLACSO, 2005.

LIMA, Rossini Tavares de. A ciência do folclore. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 6 ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2009.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Editora brasiliense, 1985.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Entre América e Abya Yala – tensões de territorialidades. Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 20, p. 25-30, jul./dez. 2009.

RODRIGUEZ, Mario. O fortalecimento da comunidade: estratégias educativas, comunicativas e culturais. in MOUJÁN, Inés; CARVALHO, Elson; VENÂNCIO, Dernival (orgs). Pedagogias de(s)coloniais: Saberes e Fazeres. Goiânia: Econuvem, 2020.

ROMERO, Silvio. História da literatura brasileira. Etudes Critiques de Littérature, pág. 275, Paris, 1876.

SAINTYVES, Pierre. Manuel de folklore. Paris: Ed. Emily Nourry, 1936.

SANTIAGO, Mylene; AKKARI, Abdeljalil; MARQUES, Luciana (orgs). Educação Intercultural: desafios e possibilidades. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013.

SHIVA, Vandana. Monoculturas da Mente. São Paulo: Gaia, 2003.

SILVA, René Marc da Costa. Cultura popular, linguagens artísticas e educação. In: SILVA, René Marc da Costa (org). Cultura popular e educação: salto para o futuro. Brasília: SEED/MEC, 2008.

STRECK, Danilo; ADAMS, Telmo; MORETTI, Cheron. Pensamento pedagógico em nossa América: uma introdução. In: STRECK, Danilo (org). Fontes da pedagogia latino-americana: uma antologia. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

TYLOR, Edward Burnett. A ciência da cultura. In: Celso Castro (org.). Evolucionismo cultural. Textos de Morgan, Tylor e Fraser. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

Fichiers supplémentaires

Publié-e

2022-08-16 — Mis(e) à jour 2023-05-24

Versions

Comment citer

CORDEIRO, A. A. de S. Interculturalidade e Cultura Popular: debatendo a folclorização dentro da educação escolar. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 67, p. 308–324, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p308-324. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13929. Acesso em: 17 juill. 2024.