Lutas e formação para professorxs outrxs

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p207-219

Mots-clés :

Universidades. Capacitação de professor. Ensino.

Résumé

Universidades. Capacitação de professor.  Ensino.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Graciane de Souza Rocha Volotão, Professora Supervisora Educacional na Secretaria Municipal de Educação Sao Gonçalo

Doctorant au PPGEDU-Universidade Federal Fluminense. Maîtrise en éducation de la ProPed UERJ - Pédagogue - FAMATH (2001) ; Postgraduate in School Supervision - UCAM (2004) Postgraduate in Public Management (2015) - UCDB. Sous-secrétaire de l'enseignement et du soutien pédagogique au secrétariat municipal de l'éducation de la municipalité de São Gonçalo (2015/2016). Coordinateur général des projets et programmes au secrétariat municipal de l'éducation et de la culture à São João da Barra (2017). Membre du Centre de recherche sur les instances de socialisation et les politiques publiques (Polis/UFF). Membre du groupe de recherche sur les politiques d'évaluation, les inégalités et l'enseignement des mathématiques ? (PADEM). Membre du GESDI/Groupe de recherche action pédagogique Collectif d'investigation UERJ/FFP associé au Centre d'études sociales de l'Université de Coimbra (Portugal) Membre du Forum de pédagogie de l'État de Rio de Janeiro (Foperj). Réalise des entretiens académiques, politiques et sociaux sur le canal https://www.youtube.com/gracianevolotao - https://orcid.org/0000-0001-9149-6854 (21) 97004-8015

 

Aldaléa Figueiredo dos Santos, Professora Supervisora Educacional na Secretaria Municipal de Educação Sao Gonçalo

Doutora em Educação na linha de pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores (2014) e mestrado em Línguística Aplicada ao Ensino pela UFF (1995), tendo as questões de Leitura, Literatura Infantojuvenil sob a perspectiva das Imagens e Simbolismos como seu objeto de estudo, voltado para a Formação de Professores. Atuou como professora de Língua Portuguesa e Literaturas e no Colégio Universitário Geraldo Reis - UFF implantou, coordenou, orientou e deu aulas na Sala de Leitura para alunos do primeiro ano ao nono ano do Ensino Fundamental. Lecionou na Faculdade de Educação da UFF como substitua em disciplinas de Didática e Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas, na UNIVERSO também com Produção Textual, atuou também nas Faculdades Integradas Maria Thereza no curso de Pedagogia com as disciplinas na área de Língua Portuguesa, Linguagens, Literatura, Literatura Infanto-juvenil com projeto de Orientação de Iniciação à pesquisa e monografias de final de curso. Integrante de bancas de correção de Redação do ENADE, ENEM, ENCCEJA e CEDERJ e orientação de projetos de Pibiquinho no Colégio Universitário e nas Mostras de Iniciação à Docência da UFF. Participa dos grupos de pesquisa Leifen-UFF( Leitura, Fruição e Ensino) e do Núcleo de pesquisa CIMNE UFF( Cultura, Imaginário, Memória, Narrativa e Educação). Participou do Projeto Integração Universidade e Escola na Sala de Leitura. Aposentada no Instituto de Educação Superior do Rio de Janeiro/FAETEC. Credenciada como docente convidada da Pós Graduação Lato Senso em Letras da UFF. Atualmente leciona na Prefeitura Municipal de São Gonçalo--

Références

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

DUSSEL, Enrique. Método para uma filosofia da libertação. São Paulo. Loyola, 1986.

FANON, Frantz Omar. Os condenados da terra. Lisboa, Letra Livre, 2015.

FRANCO, M. A. Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e participação. Revista de Educação Temática, Campinas, v. 18, n. 2, p. 511-513, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1982.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

GHANEM, Elie. Educação escolar e democracia no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

NÓVOA, António. “Nada substitui um bom professor: proposta para uma revolução no campo da formação do professor”. In: GATTI, B. A. et al. (Org.). Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Ed. UNESP, 2011.

NÓVOA, Antônio. Firmar a posição como Professor, afirmar a profissão Docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.47, n.166, p. 1106-1133, 2017.

MOREIRA, Sueli de Lima. Escolas e Universidades em formação docente. Revista Aleph, Niterói, v. 15, n. 30, p. 165-186, 2018.

MOREIRA, Sueli de Lima. Ao Sul, um outro lugar, para a produção de conhecimento docente. Revista Cescontexto, v. 28, p. 60 - 66, 2021.
Disponível em: <https://www.ces.uc.pt/publicacoes/cescontexto/index.php?id=32363>

STRECK, Danilo Romeu. Descolonizar a participação: pautas para a pedagogia latino-americana. Educar Revista, Brasil edição especial, Curitiba, Brasil, n.2, p. 189-202, set. 2017.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal – das linhas globais e uma ecologia dos saberes. Novos Estudos – Cebrap, n. 79, nov. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002007000300004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 23 abr. 2014.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade do século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2010.

WALSH, Catherine. 2009. “Interculturalidad crítica y pedagogía de-colonial: apuestas (des) de el in-surgir, re-existir y re-vivir”. UMSA Revista (entre palabras), v. 3. Disponível em: <https://redinterculturalidad.wordpress.com/2014/02/06/interculturalidad-critica-y-pedagogia-decolonial-catherine-walsh/>. Acesso em: 3 mar. 2020

WALSH, C., Oliveira, L. F., & Candau, V. M. Colonialidade e pedagogia decolonial: Para pensar uma educação outra. Arquivos Analíticos de Políticas educativas, 26(83), 2018. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3874

Fichiers supplémentaires

Publié-e

2022-05-28

Comment citer

MOREIRA, S. de L.; VOLOTÃO, G. de . S. R. .; SANTOS, A. F. dos . Lutas e formação para professorxs outrxs. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 66, p. 207–219, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p207-219. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13475. Acesso em: 21 nov. 2024.