Cirandar entre cirandas de escrita
Experiência de formação em rede
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p116-132Mots-clés :
formação de professores, narrativa, experiência docenteRésumé
Apresenta-se o projeto Cirandar: Rodas de Investigação na Escola, sediado na Universidade XXXXXXXX - XXX, desenvolvido atualmente em parceria entre universidades, institutos federais e escolas especialmente na metade sul do país. Trata-se de um projeto anual de formação de professores, realizado desde 2012. Relata-se um breve histórico do projeto e sua aposta na experiência docente partilhada nas rodas de formação em rede, fomentada pela escrita de relato de experiência, na leitura entre pares e na reescrita destes relatos. O projeto visa fomentar no diálogo e na escrita recursiva questões de interesse educativo e pedagógico a partir da sala de aula de cada participante. O estudo sobre a experiência como modo de contextualizá-la neste processo de formação fundamenta os princípios do projeto e a escrita do relato de experiência. Com suporte na pesquisa narrativa, compôs-se uma história a partir das narrativas construídas pelos participantes. Argumenta-se que o Cirandar promove a compreensão da sala de aula como lugar de formação, de invenção, de estudo e foco de investigação a serem partilhados entre professores, tornando-se ele mesmo uma experiência de formação.
Téléchargements
Références
BENJAMIN, Walter. O narrador, considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, v.1. 7 ed. [Trad. Sérgio Paulo Rouanet]. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BRUNER, Jerome. A Construção Narrativa da Realidade, v.1. 18 ed. [Trad. Waldemar Ferreira Netto]. pp. 1-21, 1991.
BRUNER, Jerome. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
CACCIAMANI, Jackson Luís Martins. Os Encontros sobre Investigação na escola: articulação entre a formação acadêmico profissional e a produção de currículo pela escrita da sala de aula. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde), Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012.
CLANDININ, Jean; CONNELLY,Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história de pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.
CONTRERAS, José. Experiencia, escritura y deliberación: explorando caminos de libertad en la formación didáctica del profesorado. In: Alliaud, A; Suárez, D: El saber de la experiencia: narrativa, investigación y formación docente. Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires; Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales - CLACSO, 2011. p. 21-60.
COUGO, Alexandre Cougo de. Formação de Professores no Marco do Projeto Cirandar: miradas e escutas desde a Educação Ambiental. Tese (Doutorado em Educação Ambiental). Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.
AUTOR1 (2016).
AUTOR 1 (2021).
DUHALDE, Miguel. Investigación educativa y trabajo en red: debates y proyecciones. Buenos Aires, Noveduc, 2009.
FIRME, Marcia Von Fruhauf. Seminário integrado: as faces do reconhecimento do outro para professores de ciências participantes do Cirandar. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método, Rio de Janeiro: Vozes, 2004.
AUTOR2 (2003).
AUTOR2; XXX; XXX; XXX; (2007).
AUTOR2; XXX; XXX; XXX; (2008).
AUTOR2 (2013).
AUTOR2 (2014).
GINZBURG, Natalia. Léxico familiar. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
GUIDOTTI, Charles. A investigação desde a sala de aula de Ciências: processo de autoformação com aperfeiçoamento teórico-prático de professores no Cirandar. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde), Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.
LARROSA, Jorge. Experiência e Alteridade em Educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n.2, p.04-27, jul./dez. 2011.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
LARROSA, Jorge. O ensaio e a escrita acadêmica. In: CALLAI, Cristiana; RIBETTO, Anelice. Uma escrita acadêmica outra: ensaios, experiências e invenções. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016.
LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro : Objetiva, 2009.
MARQUES, Mario Osório. Escrever é preciso: o princípio da escrita. 5. ed. rev. Ijuí : Editora Unijuí, 2006.
NEUBAUER, Vanessa Steigleder. A noção de experiência vivêncial significativa na hermenêutica de Hans-Georg Gadamer. Tese (Doutorado em Filosofia), Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo, 2015.
PIMENTA, Selma Garrido, GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo Cortez, 2002.
PORTA, Luis. La expansión biográfica. Buenos Aires : Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires, 2021.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. São Paulo: Cortez, 1993.
SILVA, Úrsula Rosa da. A Experiência e o pensar em Dewey e Freire: relações e influências. 30a. Reunião da ANPED, GT 17, 2011.
XXX; Autor2 (2013).
SOUSA, Robson Simplicio de. A hermenêutica filosófica no horizonte da Educação Química: O professor de Química como tradutor-intérprete de uma tradição de linguagem. 2016. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande, 2016.
XXX; Autor2 (2017).
XXX; Autor2 (2019).
SOUZA, Moacir Langoni de. Histórias de Professores de Química em Rodas de Formação em Rede. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2011.
SUÁREZ, Daniel. A documentação narrativa de experiências pedagógicas como estratégia de pesquisa – ação - formação de docentes. In: PASSEGGI, Maria Conceição (org.); BARBOSA, Tayana (org.). Narrativas de formação e saberes biográficos. São Paulo: Ed. Paulus, 2008.
SUÁREZ, Daniel. Indagación pedagógica del mundo escolar y formación docente. La documentación narrativa de experiencias pedagógicas como estrategia de investigación-formación-acción. Revista Del IICE, v.30, p. 17-30, 2011.
SUÁREZ, Daniel; DÁVILA, Paula; ARGNANI, Augustina; CARESSA, Yanina. Documentación narrativa de experiencias pedagógicas: una propuesta de investigación-formación-acción entre docentes. In: Colección Cuadernos del Instituto de Investigación de Ciencias de la Educación, nº 6. Buenos Aires: Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires, 2021.
WELLS, Gordon. Action, Talk and Text: Learning and Teaching Through Inquiry, Nova York:Teachers College Press, 2001.
ZAMBRA, A. A Alegria do relato. In: GINZBURG, Natália. Léxico Familiar, São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017