Composições complexas de uma formação

entre a matéria-prima e a obra-prima do professor

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p220-233

Mots-clés :

Atenção, Complexidade, Coerência, Professor

Résumé

Com base no referencial teórico do pensamento complexo (MORIN, 2007a, 2008a), escrevemos sobre o exercício do professor em meio aos desafios da educação atual. Nosso objetivo se constituiu em problematizar sobre composições da construção do conhecimento do professor e como a conscientização destes pode ser o próprio rearranjo de sua formação. Entre o que ensinar e o que aprender; entre o como, o porquê e o para quê do exercício do professor existe o mundo. Sinalizamos que o exercício do professor precisa ser um percurso atencioso, perceptivo e coerente compartilhado na relação com o mundo, onde constrói permanentemente a matéria-prima e a obra-prima de seu conhecimento para além de um utilitarismo. Perguntamos qual(is) seria a matéria-prima do professor? Qual(is) seria a obra-prima do professor? Neste percurso, propomos outras vias que possibilitem o professor compreender e questionar os implícitos de seu ser e saber para além de uma pedagogia da transmissão.

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Bibliographies de l'auteur-e

Luciana Pacheco Marques, Universidade Federal de Juiz de Fora

MARQUES, Luciana Pacheco

Professora Titular da Faculdade de Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação pela

Universidade Estadual de Campinas

luciana.marques65@gmail.com

https://orcid.org/0000-0003-2430-831X

Alan Willian de Jesus, Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora

Alan Willian de Jesus

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação

Universidade Federal de Juiz de Fora

Bolsista CAPES

Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora

(32)98703-5478

alan.faced@yahoo.com.br

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Publié-e

2022-05-28

Comment citer

MARQUES, L. P.; JESUS, A. W. de. Composições complexas de uma formação: entre a matéria-prima e a obra-prima do professor. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 66, p. 220–233, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p220-233. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12362. Acesso em: 17 juill. 2024.