COMPOSICIONES COMPLEJAS DE UNA FORMACIÓN
ENTRE LA MATERIA PRIMA Y LA OBRA MAESTRA DEL MAESTRO
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p220-233Palabras clave:
Atención, Complejidad, Coherencia, Percepción, MaestroResumen
Com base no referencial teórico do pensamento complexo (MORIN, 2007a, 2008a), escrevemos sobre o exercício do professor em meio aos desafios da educação atual. Nosso objetivo se constituiu em problematizar sobre composições da construção do conhecimento do professor e como a conscientização destes pode ser o próprio rearranjo de sua formação. Entre o que ensinar e o que aprender; entre o como, o porquê e o para quê do exercício do professor existe o mundo. Sinalizamos que o exercício do professor precisa ser um percurso atencioso, perceptivo e coerente compartilhado na relação com o mundo, onde constrói permanentemente a matéria-prima e a obra-prima de seu conhecimento para além de um utilitarismo. Perguntamos qual(is) seria a matéria-prima do professor? Qual(is) seria a obra-prima do professor? Neste percurso, propomos outras vias que possibilitem o professor compreender e questionar os implícitos de seu ser e saber para além de uma pedagogia da transmissão.
Descargas
Citas
DESCARTES, René. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores).
FERRATER MORA, José. Dicionário de Filosofia. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1982a. Tomo único.
FERRATER MORA, José. Diccionario de Filosofia. 4. ed. Madrid: Alianza Editorial, 1982b. Tomo 1.
FOERSTER, Heinz von. Visão e conhecimento: disfunções de Segunda Ordem. In: SCHNITMANN, D. F (Org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 59-74.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 47. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GLEISER, Marcelo. A simples beleza do inesperado: um filósofo natural em busca de trutas e do sentido da vida. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2017.
GOBRY, Ivan. Vocabulário Grego da Filosofia. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.
KOHAN, Walter Omar; WAKSMAN, Vera (Orgs.). Filosofia para crianças na prática escolar. Petrópolis: Vozes, 1998.
LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
LARROSA, Jorge; RECHIA, Karen. P de professor. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 13. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
MORIN, Edgar. Antropologia da liberdade. Margem - Ética e o futuro da cultura, São Paulo, Educ/Fapesp, n. 9, p. 13-26, mai. 1999.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002a.
MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. ALMEIDA, Maria da Conceição; CARVALHO, Edgard de Assis (Orgs.). São Paulo: Cortez, 2002b.
MORIN, Edgar. Meus Demônios. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MORIN, Edgar. Diálogo sobre o conhecimento. São Paulo: Cortez, 2004.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007a.
MORIN, Edgar. O método 5: A humanidade da humanidade – a identidade humana. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007b.
MORIN, Edgar. O método 6: Ética. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007c.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2007e.
MORIN, Edgar. O método l: A natureza da natureza. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008a.
MORIN, Edgar. O método 3: o conhecimento do conhecimento. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008b.
MORIN, Edgar. Reencontre avec Edgar Morin - Pour une réforme de la pensée. Cahiers Pedagogiques, n. 268, nov. 1988. In: PETRAGLIA, Izabel Cristina. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008c, p. 87-102.
MORIN, Edgar. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2008d.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.
ORIGEM DA PALAVRA. Coerência. 2011. Disponível em: <https://origemdapalavra.com.br/palavras/coerencia/>. Acesso em: 20 jul. 2019.
ROUFI, Dalila. As invenções do Gênio Imêmore. Ilustrações Fernanda Cruzick. Juiz de Fora: Funalfa, 2016.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017