Ensino de História em tempos de ensino remoto emergencial:

metodologia, avaliação e reflexão

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p121-137

Mots-clés :

ensino de História, tecnologias educacionais, ensino remoto emergencial, educação a distância

Résumé

Este artigo pretende compreender as relações entre educação e tecnologia, assim como entender também as singularidades e as particularidades para tentar esboçar tendências mais gerais, a partir do contexto de pandemia mundial de Covid-19. Utilizamos para o nosso estudo de caso os planejamentos de aula e as avaliações de três professores da cidade de Fortaleza (Ceará), do 9ª ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio durante maio a dezembro de 2020, de IES particulares e públicas. O que percebemos de antemão, nessas relações entre educação e tecnologia, foi que “da noite para o dia” milhões de professores e estudantes pelo mundo tiveram que se adaptar rapidamente à nova realidade de aulas remotas e uso massivo de Tecnologias da Comunicação e da Informação (TIC’s), Tecnologias Educacionais, objetos educacionais, aplicativos, ambientes virtuais de aprendizagem (AVA’s) etc. E muitas vezes, tendo que dispor de seus próprios meios para utilizarem essas tecnologias. O que percebemos, também, foi que as mudanças na relação entre educação e tecnologia se deram principalmente nas formas e maneiras de ensinar mediada por tecnologias, em detrimento de modificações nos conteúdos ensinados.                       

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Thiago da Silva Nobre, Universidade Federal do Amapá

Mestre em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e professor substituto na licenciatura em História da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Références

ABREU, Martha. SOIHET, Raquel (orgs.). Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

ALVES, João Roberto Moreira. “A história da EAD no Brasil”. In: LITTO, Fredric Michael. FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (org.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. Vol. 1.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e centralidade do mundo do trabalho. 11ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

_________. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a negação e a afirmação do trabalho. 3ª ed. São Paulo: Boitempo, 2000.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. 49ª reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 2007.

BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm. Acesso em: 24/01/2021.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 24/01/2021.

CEARÁ. Decreto nº 33.846. Diário Oficial do Estado do Ceará, 12 de dezembro de 2020. Disponível em: http://imagens.seplag.ce.gov.br/PDF/20201212/do20201212p01.pdf#page=19. Acesso em: 20/12/2020.

COSTA, Frederico. “O marxismo enquanto referencial teórico para conhecimento do ser social”. In: FURTADO, Elizabeth Bezerra. JIMENEZ, Susana Vasconcelos. Trabalho e educação: uma intervenção crítica no campo da formação docente. Fortaleza: Ed. Demócrito Rocha, 2001.

ENGELS, Friedrich. MARX, Karl. Cultura, arte literatura: textos escolhidos. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

Entenda o Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais. SEPLAG, 03 de junho de 2020. Disponível em: https://www.seplag.ce.gov.br/2020/06/03/entenda-o-plano-de-retomada-responsavel-das-atividades-economicas-e-comportamentais/. Acesso em: 14/12/2020.

Fase 1 do plano de reabertura do Ceará terá restrições em algumas regiões, afirma secretário da Saúde. G1, 08 de maio de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/06/05/fase-1-do-plano-de-reabertura-do-ceara-tera-restricoes-em-algumas-regioes-afirma-secretario-da-saude.ghtml. Acesso em: 14/12/2020.

FERREIRA, Marieta de Moraes. OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.

FONSECA, Thais Lívia de Lima e. História & ensino de História. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História ensinada. São Paulo: Papirus, 1993.

_________. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. 12ª ed. São Paulo: Papirus, 2011.

FONTES, Virgínia. Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho. Marx e o Marxismo - Revista do NIEP-Marx, v. 5, n. 8, 2017.

FREITAS, Izis Pollyanna Dias de. PEREIRA, Nallyne Celene Neves. Ensino de História: o uso das tecnologias digitais no desenvolvimento da aprendizagem histórica. Ensino Em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-16, mar. 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4947. Acesso: 14 jul. 2021.

GALVÃO, Ana Carolina. SAVIANI, Dermeval. Educação na Pandemia: a falácia do “ensino” remoto. In: Universidade e Sociedade, ano XXXI, nº 67, Brasília: Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, 2021.

GHIRALDELLI JR, Paulo. O que é Pedagogia. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.

HOBSBAWM, Eric. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

_________. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2007.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8° ed. Campinas: Papirus, 2011.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

Lockdown contra coronavírus começa em Fortaleza, 3ª capital do país a adotar a medida. G1 CE, 05 de junho de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/05/08/lockdown-em-fortaleza-comeca-nesta-sexta-feira-policia-pode-levar-para-delegacia-quem-descumprir-medidas.ghtml. Acesso em: 14/12/2020.

LUKÁCS, György. Essenciais são os livros não escritos: últimas entrevistas (1966-1971). São Paulo: Boitempo, 2020.

Mapa da vacinação contra a covid-19 no Brasil. G1 SP, 20 de março de 2021. Disponível em: https://especiais.g1.globo.com/bemestar/vacina/2021/mapa-brasil-vacina-covid/?_ga=2.240307659.930151498.1616333826-230209049.1615171292. Acesso em: 21/03/21.

MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. 3ª ed. São Paulo: Boitempo, 2013.

MASETTO, Marcos T. “Mediação pedagógica e o uso de tecnologias”. In: MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 19ª edição. Campinas: Papirus, 2011.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

NICOLINI, Cristiano. MEDEIROS, Kênia Érica Gusmão. Aprendizagem histórica em tempos de pandemia. Revista Estudos Históricos. São Paulo, v. 34, n. 73, p. 281-298, mai./ago. 2021. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/83003/79434. Acesso: 14 jul. 2021.

NIKITIUK, Sonia M. Leite (org.). Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 2001.

NUNES, Ivônio Barros. “A história da EAD no mundo”. In: LITTO, Fredric Michael. FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. Educação a Distância: o estado da arte (orgs.). São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. Vol. 1.

OMS decreta pandemia do novo coronavírus. Veja, 11 de março de 2020. Disponível em:https://saude.abril.com.br/medicina/oms-decreta-pandemia-do-novo-coronavirus-saiba-o-que-isso. Acesso em: 05 de dezembro de 2020.

PAIVA JÚNIOR, Francisco Pessoa. “As pesquisas recentes sobre o ensino remoto”. In: _____(org.). Ensino remoto em debate. Belém: RFB Editora, 2020. Disponível em: https://portal.ifma.edu.br/wp-content/uploads/2020/12/ENSINO-REMOTO-EM-DEBATE-digital-2-1.pdf. Acesso: 14 jul. 2020.

PAULO NETTO, José. Crise do socialismo e ofensiva neoliberal. São Paulo: Cortez, 1993.

_________. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

PINSKY, JAIME (org.). O Ensino de História e a Criação do Fato. 9ª ed. São Paulo: Contexto, 2001.

Protocolo Setorial 18 - Atividades Educacionais. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/Protocolo-Setorial-18-Atividades-Educacionais-1.pdf. Acesso em: 21/12/20.

ROCHA, Ubiratan. História, currículo e cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2002.

Saiba como cada estado está retomando as atividades econômicas no país. Agência Brasil, 22 de junho de 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-06/saiba-como-estados-brasileiros-est%C3%A3o-retomando-a-atividade-economica. Acesso em: 14/12/2020.

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil [livro eletrônico]. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Fichiers supplémentaires

Publié-e

2022-02-15

Comment citer

NOBRE, T. da S. Ensino de História em tempos de ensino remoto emergencial:: metodologia, avaliação e reflexão. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 121–137, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p121-137. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12306. Acesso em: 21 nov. 2024.