Ensenãnza de História en tiempos de Enseñanza Remota de Emergencia:
metodología, avaliación y reflexión
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p121-137Palabras clave:
enseñanza de Historia, tecnologías educativas, enseñanza remota de emergencia, educación a distanciaResumen
Este estudio tiene como objetivo comprender la relación entre educación y tecnología, así como comprender las singularidades y peculiaridades para intentar esbozar tendencias más generales, desde el contexto de la pandemia mundial de Covid-19. Para nuestro caso de estudio, utilizamos los planes de estudio y las evaluaciones de tres maestros de la ciudad de Fortaleza (Ceará), desde el 9 ° grado de la escuela primaria hasta el 3 ° año de la escuela secundaria durante mayo a diciembre de 2020. De lo que nos dimos cuenta de antemano, en estas relaciones entre educación y tecnología, fue que “de la noche a la mañana” millones de docentes y estudiantes de todo el mundo tuvieron que adaptarse rápidamente a la nueva realidad de las clases a distancia y el uso masivo de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC), Educativas Tecnologías, objetos educativos, aplicaciones, entornos virtuales de aprendizaje (EVA's) etc. Y muchas veces, necesitando tener sus propios medios para utilizar estas tecnologías. Lo que notamos, también, fue que los cambios en la relación entre educación y tecnología ocurrieron principalmente en las formas y modos de enseñanza mediatizados por tecnologías, en detrimento de modificaciones en los contenidos enseñados.
Descargas
Citas
ABREU, Martha. SOIHET, Raquel (orgs.). Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
ALVES, João Roberto Moreira. “A história da EAD no Brasil”. In: LITTO, Fredric Michael. FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (org.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. Vol. 1.
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e centralidade do mundo do trabalho. 11ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.
_________. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a negação e a afirmação do trabalho. 3ª ed. São Paulo: Boitempo, 2000.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. 49ª reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 2007.
BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm. Acesso em: 24/01/2021.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 24/01/2021.
CEARÁ. Decreto nº 33.846. Diário Oficial do Estado do Ceará, 12 de dezembro de 2020. Disponível em: http://imagens.seplag.ce.gov.br/PDF/20201212/do20201212p01.pdf#page=19. Acesso em: 20/12/2020.
COSTA, Frederico. “O marxismo enquanto referencial teórico para conhecimento do ser social”. In: FURTADO, Elizabeth Bezerra. JIMENEZ, Susana Vasconcelos. Trabalho e educação: uma intervenção crítica no campo da formação docente. Fortaleza: Ed. Demócrito Rocha, 2001.
ENGELS, Friedrich. MARX, Karl. Cultura, arte literatura: textos escolhidos. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
Entenda o Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais. SEPLAG, 03 de junho de 2020. Disponível em: https://www.seplag.ce.gov.br/2020/06/03/entenda-o-plano-de-retomada-responsavel-das-atividades-economicas-e-comportamentais/. Acesso em: 14/12/2020.
Fase 1 do plano de reabertura do Ceará terá restrições em algumas regiões, afirma secretário da Saúde. G1, 08 de maio de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/06/05/fase-1-do-plano-de-reabertura-do-ceara-tera-restricoes-em-algumas-regioes-afirma-secretario-da-saude.ghtml. Acesso em: 14/12/2020.
FERREIRA, Marieta de Moraes. OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.
FONSECA, Thais Lívia de Lima e. História & ensino de História. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História ensinada. São Paulo: Papirus, 1993.
_________. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. 12ª ed. São Paulo: Papirus, 2011.
FONTES, Virgínia. Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho. Marx e o Marxismo - Revista do NIEP-Marx, v. 5, n. 8, 2017.
FREITAS, Izis Pollyanna Dias de. PEREIRA, Nallyne Celene Neves. Ensino de História: o uso das tecnologias digitais no desenvolvimento da aprendizagem histórica. Ensino Em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-16, mar. 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4947. Acesso: 14 jul. 2021.
GALVÃO, Ana Carolina. SAVIANI, Dermeval. Educação na Pandemia: a falácia do “ensino” remoto. In: Universidade e Sociedade, ano XXXI, nº 67, Brasília: Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, 2021.
GHIRALDELLI JR, Paulo. O que é Pedagogia. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
HOBSBAWM, Eric. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
_________. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2007.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8° ed. Campinas: Papirus, 2011.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
Lockdown contra coronavírus começa em Fortaleza, 3ª capital do país a adotar a medida. G1 CE, 05 de junho de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/05/08/lockdown-em-fortaleza-comeca-nesta-sexta-feira-policia-pode-levar-para-delegacia-quem-descumprir-medidas.ghtml. Acesso em: 14/12/2020.
LUKÁCS, György. Essenciais são os livros não escritos: últimas entrevistas (1966-1971). São Paulo: Boitempo, 2020.
Mapa da vacinação contra a covid-19 no Brasil. G1 SP, 20 de março de 2021. Disponível em: https://especiais.g1.globo.com/bemestar/vacina/2021/mapa-brasil-vacina-covid/?_ga=2.240307659.930151498.1616333826-230209049.1615171292. Acesso em: 21/03/21.
MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. 3ª ed. São Paulo: Boitempo, 2013.
MASETTO, Marcos T. “Mediação pedagógica e o uso de tecnologias”. In: MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 19ª edição. Campinas: Papirus, 2011.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
NICOLINI, Cristiano. MEDEIROS, Kênia Érica Gusmão. Aprendizagem histórica em tempos de pandemia. Revista Estudos Históricos. São Paulo, v. 34, n. 73, p. 281-298, mai./ago. 2021. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/83003/79434. Acesso: 14 jul. 2021.
NIKITIUK, Sonia M. Leite (org.). Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 2001.
NUNES, Ivônio Barros. “A história da EAD no mundo”. In: LITTO, Fredric Michael. FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. Educação a Distância: o estado da arte (orgs.). São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. Vol. 1.
OMS decreta pandemia do novo coronavírus. Veja, 11 de março de 2020. Disponível em:https://saude.abril.com.br/medicina/oms-decreta-pandemia-do-novo-coronavirus-saiba-o-que-isso. Acesso em: 05 de dezembro de 2020.
PAIVA JÚNIOR, Francisco Pessoa. “As pesquisas recentes sobre o ensino remoto”. In: _____(org.). Ensino remoto em debate. Belém: RFB Editora, 2020. Disponível em: https://portal.ifma.edu.br/wp-content/uploads/2020/12/ENSINO-REMOTO-EM-DEBATE-digital-2-1.pdf. Acesso: 14 jul. 2020.
PAULO NETTO, José. Crise do socialismo e ofensiva neoliberal. São Paulo: Cortez, 1993.
_________. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
PINSKY, JAIME (org.). O Ensino de História e a Criação do Fato. 9ª ed. São Paulo: Contexto, 2001.
Protocolo Setorial 18 - Atividades Educacionais. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/Protocolo-Setorial-18-Atividades-Educacionais-1.pdf. Acesso em: 21/12/20.
ROCHA, Ubiratan. História, currículo e cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2002.
Saiba como cada estado está retomando as atividades econômicas no país. Agência Brasil, 22 de junho de 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-06/saiba-como-estados-brasileiros-est%C3%A3o-retomando-a-atividade-economica. Acesso em: 14/12/2020.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil [livro eletrônico]. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017