Teaching History in times of Emeregency Remote Teaching:
methodology, assesment and reflexion
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p121-137Keywords:
History teaching, educational technologies, emergency remote teaching, distance educationAbstract
This study aims to understand the relationship between education and technology, as well as to understand the singularities and peculiarities to try to outline more general trends, from the context of the world pandemic of Covid-19. For our case study, we used the lesson plans and evaluations of three teachers from the city of Fortaleza (Ceará), from the 9th grade of elementary school to the 3rd year of high school during May to December 2020. What we realized beforehand, in these relations between education and technology, it was that “overnight” millions of teachers and students around the world had to adapt quickly to the new reality of remote classes and massive use of Communication and Information Technologies (ICT's), Educational Technologies, educational objects, applications, virtual learning environments (VLE's), etc. And often, having to have their own means to use these technologies. What we noticed, too, was that the changes in the relationship between education and technology occurred mainly in the forms and ways of teaching mediated by technologies, to the detriment of modifications in the contents taught.
Downloads
References
ABREU, Martha. SOIHET, Raquel (orgs.). Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
ALVES, João Roberto Moreira. “A história da EAD no Brasil”. In: LITTO, Fredric Michael. FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (org.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. Vol. 1.
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e centralidade do mundo do trabalho. 11ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.
_________. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a negação e a afirmação do trabalho. 3ª ed. São Paulo: Boitempo, 2000.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. 49ª reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 2007.
BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm. Acesso em: 24/01/2021.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 24/01/2021.
CEARÁ. Decreto nº 33.846. Diário Oficial do Estado do Ceará, 12 de dezembro de 2020. Disponível em: http://imagens.seplag.ce.gov.br/PDF/20201212/do20201212p01.pdf#page=19. Acesso em: 20/12/2020.
COSTA, Frederico. “O marxismo enquanto referencial teórico para conhecimento do ser social”. In: FURTADO, Elizabeth Bezerra. JIMENEZ, Susana Vasconcelos. Trabalho e educação: uma intervenção crítica no campo da formação docente. Fortaleza: Ed. Demócrito Rocha, 2001.
ENGELS, Friedrich. MARX, Karl. Cultura, arte literatura: textos escolhidos. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
Entenda o Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais. SEPLAG, 03 de junho de 2020. Disponível em: https://www.seplag.ce.gov.br/2020/06/03/entenda-o-plano-de-retomada-responsavel-das-atividades-economicas-e-comportamentais/. Acesso em: 14/12/2020.
Fase 1 do plano de reabertura do Ceará terá restrições em algumas regiões, afirma secretário da Saúde. G1, 08 de maio de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/06/05/fase-1-do-plano-de-reabertura-do-ceara-tera-restricoes-em-algumas-regioes-afirma-secretario-da-saude.ghtml. Acesso em: 14/12/2020.
FERREIRA, Marieta de Moraes. OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.
FONSECA, Thais Lívia de Lima e. História & ensino de História. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História ensinada. São Paulo: Papirus, 1993.
_________. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. 12ª ed. São Paulo: Papirus, 2011.
FONTES, Virgínia. Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho. Marx e o Marxismo - Revista do NIEP-Marx, v. 5, n. 8, 2017.
FREITAS, Izis Pollyanna Dias de. PEREIRA, Nallyne Celene Neves. Ensino de História: o uso das tecnologias digitais no desenvolvimento da aprendizagem histórica. Ensino Em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-16, mar. 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4947. Acesso: 14 jul. 2021.
GALVÃO, Ana Carolina. SAVIANI, Dermeval. Educação na Pandemia: a falácia do “ensino” remoto. In: Universidade e Sociedade, ano XXXI, nº 67, Brasília: Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, 2021.
GHIRALDELLI JR, Paulo. O que é Pedagogia. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
HOBSBAWM, Eric. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
_________. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2007.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8° ed. Campinas: Papirus, 2011.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
Lockdown contra coronavírus começa em Fortaleza, 3ª capital do país a adotar a medida. G1 CE, 05 de junho de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/05/08/lockdown-em-fortaleza-comeca-nesta-sexta-feira-policia-pode-levar-para-delegacia-quem-descumprir-medidas.ghtml. Acesso em: 14/12/2020.
LUKÁCS, György. Essenciais são os livros não escritos: últimas entrevistas (1966-1971). São Paulo: Boitempo, 2020.
Mapa da vacinação contra a covid-19 no Brasil. G1 SP, 20 de março de 2021. Disponível em: https://especiais.g1.globo.com/bemestar/vacina/2021/mapa-brasil-vacina-covid/?_ga=2.240307659.930151498.1616333826-230209049.1615171292. Acesso em: 21/03/21.
MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. 3ª ed. São Paulo: Boitempo, 2013.
MASETTO, Marcos T. “Mediação pedagógica e o uso de tecnologias”. In: MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 19ª edição. Campinas: Papirus, 2011.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
NICOLINI, Cristiano. MEDEIROS, Kênia Érica Gusmão. Aprendizagem histórica em tempos de pandemia. Revista Estudos Históricos. São Paulo, v. 34, n. 73, p. 281-298, mai./ago. 2021. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/83003/79434. Acesso: 14 jul. 2021.
NIKITIUK, Sonia M. Leite (org.). Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 2001.
NUNES, Ivônio Barros. “A história da EAD no mundo”. In: LITTO, Fredric Michael. FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. Educação a Distância: o estado da arte (orgs.). São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. Vol. 1.
OMS decreta pandemia do novo coronavírus. Veja, 11 de março de 2020. Disponível em:https://saude.abril.com.br/medicina/oms-decreta-pandemia-do-novo-coronavirus-saiba-o-que-isso. Acesso em: 05 de dezembro de 2020.
PAIVA JÚNIOR, Francisco Pessoa. “As pesquisas recentes sobre o ensino remoto”. In: _____(org.). Ensino remoto em debate. Belém: RFB Editora, 2020. Disponível em: https://portal.ifma.edu.br/wp-content/uploads/2020/12/ENSINO-REMOTO-EM-DEBATE-digital-2-1.pdf. Acesso: 14 jul. 2020.
PAULO NETTO, José. Crise do socialismo e ofensiva neoliberal. São Paulo: Cortez, 1993.
_________. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
PINSKY, JAIME (org.). O Ensino de História e a Criação do Fato. 9ª ed. São Paulo: Contexto, 2001.
Protocolo Setorial 18 - Atividades Educacionais. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/Protocolo-Setorial-18-Atividades-Educacionais-1.pdf. Acesso em: 21/12/20.
ROCHA, Ubiratan. História, currículo e cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2002.
Saiba como cada estado está retomando as atividades econômicas no país. Agência Brasil, 22 de junho de 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-06/saiba-como-estados-brasileiros-est%C3%A3o-retomando-a-atividade-economica. Acesso em: 14/12/2020.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil [livro eletrônico]. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017