EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA A DISTÂNCIA NA BAHIA: AVANÇOS E CONTRADIÇÕES

Autores

  • Emanuel do Rosário Santos Nonato UNEB
  • Mary Valda Souza Sales UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p109-130

Palavras-chave:

Educação superior pública. Educação a Distância. Universidade Aberta do Brasil.

Resumo

O estudo em tela tem por objetivo analisar o histórico de oferta pública de ensino superior a distância na Bahia para identificar seus avanços e contradições a partir do problema de pesquisa: como a oferta pública de ensino superior a distância na Bahia se conforma ante os avanços e contradições desse processo? A metodologia utilizada é a pesquisa documental. Em vista da proeminência da UNEB no quadro de oferta de vagas públicas na modalidade de Educação a Distância na Bahia, o estudo centraliza sua abordagem na experiência da UNEB. Abordando as bases legais para o desenvolvimento da EAD no Ensino Superior, a implementação do Sistema Universidade Aberta do Brasil no estado da Bahia, as experiências pré-UAB e a inserção de EAD nos cursos presenciais de graduação, este estudo identifica os avanços e as contradições do processo de assimilação da Educação a Distância pelas universidades públicas baianas, a configuração do quadro de vagas de Educação Superior Pública na Bahia resultante das políticas de oferta de cursos a distância e os impactos dessa oferta na estrutura organizacional da universidade.

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Biografia do Autor

Emanuel do Rosário Santos Nonato, UNEB

Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Endereço para correspondência

Mary Valda Souza Sales, UNEB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

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Publicado

2015-12-04

Como Citar

SANTOS NONATO, E. do R.; SOUZA SALES, M. V. . EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA A DISTÂNCIA NA BAHIA: AVANÇOS E CONTRADIÇÕES. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 44, p. 109–130, 2015. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p109-130. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12098. Acesso em: 28 mar. 2024.

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