APRESENTAÇÃO

Autores

  • Emanuel do Rosário Santos Nonato UNEB
  • Mary Valda Souza Sales UNEB

Palavras-chave:

Educação a distância

Resumo

A Educação a Distância (EAD) está definitivamente inserida no contexto da educação nacional. As experiências de EAD nos diversos níveis de ensino e a vitalidade da comunidade científica que discute esta modalidade de ensino confirmam esse diagnóstico. Ao organizar um número temático sobre EAD, a Revista da FAEEBA demonstra compreender a importância da Educação a Distância como componente estratégico do cenário da Educação na Contemporaneidade. A História da Educação no Brasil mostra um movimento inconstante das autoridades educacionais na aposta na EAD como um dos caminhos para o enfrentamento dos graves problemas educacionais brasileiros. O histórico de revezes no investimento em EAD no Brasil torna ainda mais preocupante o conjunto de notícias que chegam do epicentro do poder federal, dando conta das dificuldades de financiamento da EAD neste momento, dando sinais de fragilização da Universidade Aberta o Brasil (UAB), que, não obstante apresentar pontos fortemente criticados pela comunidade acadêmica, se constitui em fator importantíssimo para o desenvolvimento da Educação a Distância nas Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil. É nesse contexto que este número temático é publicado, tornando-se como um arauto da necessidade de se encontrar caminhos para garantir que a oferta de EAD no Ensino Superior Público não seja descontinuada. Muito pelo contrário, que as contradições e limitações do sistema atual possam ser enfrentadas e superadas e que o financiamento e a oferta de EAD sejam aprimorados.

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Referências

NONATO, Emanuel do Rosário Santos. Apresentação. Salvador: UNEB, 2015
SALES, Mary Valda Souza . Apresentação. Salvador: UNEB, 2015

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Publicado

2015-12-04

Como Citar

SANTOS NONATO, E. do R. .; SOUZA SALES, M. V. . APRESENTAÇÃO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 44, p. 19–23, 2015. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12089. Acesso em: 22 dez. 2024.