Ensino remoto para quem?
os camponeses no (des)contexto das políticas de inclusão digital
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p88-105Mots-clés :
Educação do Campo, Ensino Remoto, Política de InclusãoRésumé
O presente artigo aborda a temática do ensino remoto e sua incidência no paradigma de educação do/no campo, evidenciando a política de inclusão digital para os estudantes camponeses, no contexto de pandemia Covid-19, como alternativa de inclusão ou exclusão educacional. O objetivo geral é de analisar como o ensino remoto incide na destituição do paradigma de educação no/do campo, diante do elevado nível de exclusão digital dos camponeses na Universidade. A investigação tem como base metodológica a abordagem qualitativa, a pesquisa participante, a partir da análise documental de resoluções, portarias, decisões lavradas pelos cursos. Os resultados apontam que as políticas de inclusão aos estudantes nas Universidades podem garantir condições materiais para a educação igualitária, quando considera como princípio as formas de acesso e permanência dos sujeitos do campo à Universidade.
Téléchargements
Références
BORDA. Orlando Fals. La ciência y el Pueblo: nuevas reflexiones sobre la investigación-acción. In: La sociologia em Colombia: balance y perspectivas. Asciación Colombiana de Sociologia. III Congresso Nacional de Sociologia, Bogotá, 1981. Disponível em: http://upedagogica.edu.bo/wp-content/uploads/2015/12/D.-Fals-Borda-la-ciencia-y-el-pueblo.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021.
BRASIL. Decreto Nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária –PRONERA. Disponivel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm Acesso: 12 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD). Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Caderno Secad 2. Brasília, DF: 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI. Educação do Campo: marcos normativos. Brasília: SECADI, 2012.
CAPONI, Sandra. Covid-19 no Brasil: entre o negacionismo e a razão neoliberal. Estudos Avançados, v. 34, n. 99, 2020.
CHAUÍ, Marilena. O exercício e a dignidade do pensamento: o lugar da Universidade brasileira. Universidade em Movimento. Congresso Virtual da UFBA, Bahia, 2021.
DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado. v. 31, n. 1, jan./abr. 2016. p. 51-73.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
HETKOWSK, Tânia Maria; NASCIMENTO, Fabiana dos Santos; ARAÚJO, Katia Soane Santos. Emergency Remote Teaching (Ert): Reflexões Sobre Trabalho Pedagógico e Uso das TIC na Rede Pública Municipal. Revista Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, ano 25, n. 46, set./dez. 2020. Disponível em: https://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/00_LES_46_revisada_e_correta.pdf. Acesso: 12 mar. 2020.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010: Resultados da Amostra. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default_resultados_amostra.shtm . Acesso em: 25 mar. 2020.
LANDER, Edgardo et al. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
LEFEBVRE, Henri. Lógica Formal/Lógica Dialética. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1983.
MOLINA, Mônica Castagna. Contribuições das Licenciaturas em Educação do Campo para as políticas de formação de educadores. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 140, p. 587-609, jul./set. 2017.
MORAES, Gleison Araujo. Refletindo inclusão digital no ensino superior em tempos de pandemia: ações que tranformam exclusão na inclusão no ensino remoto emergencial. Encontro Virtual de Documentação em Software Livre, 14; Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, v. 9, n. 1, 2020. Anais... Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/17701/1125613690. Acesso em: 23 mar. 2021.
QUIJANO, Aníbal (Ed.). Des/colonialidad y bien vivir: un nuevo debate en America Latina. Lima: Editorial Universitaria, 2014.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante – cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
SANTOS, Jucélia Oliveira; GARCIA, Rosineide Pereira Mubarack. A política de formação em licenciatura em educação do campo na Universidade federal do recôncavo da bahia: desafios e potencialidades. Revista Linguagens, Educação e Sociedade (LES), Teresina, ano 25, n. 46, set./dez. 2020, p. 264-295. Disponivel em: https://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/00_LES_46_revisada_e_correta.pdf. Acesso em: 12 mar. 2021.
SAVIANI, Demerval; GALVÃO, Ana Caroline. Educação na Pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Caderno Universidade & Sociedade, ANDES-SN. Rio de Janeiro, Ano XXXI, n. 67, 2021.
SOUZA, Maria Antônia de. Educação do campo, desigualdades sociais e educacionais. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 745-763, jul./set. 2012 Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/06.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.
STRECK, Danilo R.; ADAMS, Telmo. Uma prática de pesquisa participante: análise da dimensão social, política e pedagógica. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 481-497, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i44.319. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/319. Acesso em: 28 mar. 2021.
UFPI. Universidade Federal do Piauí. Ata da Décima Primeira Reunião Extraordinária do Ano de 2020 do Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. 2020a.
UFPI. Universidade Federal do Piauí. Ata da Quarta Reunião Extraordinária do Ano de 2020 do Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. 2020b.
UFPI. Universidade Federal do Piauí. Ata da Quinta Reunião Extraordinária do Ano de 2020 do Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. 2020c.
UFPI. Universidade Federal do Piauí. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução Nº 048/2020. Dispõe sobre a regulamentação, em caráter excepcional, da oferta de componentes curriculares e de outras atividades acadêmicas, no formato remoto, em função da suspensão das aulas e atividades presenciais em decorrência da pandemia do novo coronavírus – COVID-19. 2020d. Disponível em: https://www.ufpi.br/arquios_download/arquivos/Res_048-2020_CalendarioAcademicoGraduacao2020.3_pandemia_covid-19_120200715201857.pdf. Acesso em: 24 mar. 2021.
UFPI. Universidade Federal do Piauí. Edital Nº 07/2020 – PRAEC/UFPI. Edital de Seleção de Estudantes de Graduação Presencial da UFPI para receber o auxílio inclusão digital Modalidade I: Internet. 2020e. Disponível em: https://www.ufpi.br/ultimas-noticias-praec/37042-praec-divulga-edital-para-selecao-de-recebimento-do-auxilio-de-inclusao-digital-na-modalidade-i-internet. Acesso em: 27 mar. 2021.
UFPI. Universidade Federal do Piauí. Nota Informativa 1: suspensão das aulas presenciais em razão do COVID-19. 2020f. Disónível em: https://www.ufpi.br/noticias-coronavirus/35697-comunicado-sobre-a-reuniao-sobre-o-novo-coronavirus. Acesso em: 20 fev. 2021.
WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo II. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2017.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017