Literatura digital infantil

da produção brasileira à leitura de crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p281-301

Palavras-chave:

Literatura infantil digital. Aplicativos literários. Leitura literária. Educação Infantil.

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivos divulgar a produção de literatura infantil digital no Brasil e discutir esse novo modo de fazer e de ler literatura. Para isso foram realizadas: i) pesquisas em sites de editoras, livrarias virtuais e na categoria ‘infantil digital’ do Prêmio Jabuti (2015-2017) e ii) análises de três aplicativos literários: “Pequenos grandes contos de verdade”, “Quanto bumbum!” e “Mãos mágicas” em diálogo com ações propositivas de leitura realizadas com um grupo de crianças de 5 e 6 anos de uma escola pública federal do Rio de Janeiro. Apesar do pouco espaço no mercado editorial brasileiro, a pesquisa evidenciou a literatura infantil digital como uma produção artística potente, cujo o acesso coletivo planejado foi capaz de amplificar as ações de leitura na escola e de contribuir para a formação literária de crianças e professores.

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Biografia do Autor

Rafaela Vilela, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, linguagem e educação (GEPILE).

Patrícia Corsino, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Associada do Departamento de Didática da Faculdade de Educação e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenadora do Laboratório de Estudos em Linguagem, Leitura, Escrita e Educação - LEDUC e líder do Grupo de estudos e pesquisa Infância, Linguagem e Educação.

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Publicado

2022-02-15

Como Citar

VILELA, R.; CORSINO, P. . Literatura digital infantil: da produção brasileira à leitura de crianças . Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 281–301, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p281-301. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11595. Acesso em: 16 abr. 2024.