O protagonismo de líderes negros nos livros infantis após a promulgação da Lei 10.639/03:

ressignificando visões simplistas?

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DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p30-45

Mots-clés :

Literatura Infantil, Representação negra, Lei 10.639/03, Nelson Mandela

Résumé

Este trabalho propõe-se a analisar a obra Madiba, o menino africano (2011), uma narrativa biográfica que traz como personagem principal Nelson Mandela, por meio da observação dos aspectos gráficos, editoriais e enunciativos do exemplar. A partir disto, objetivamos discutir de que modo os livros infantis publicados após a promulgação da Lei 10.639/2003, tecem suas representações e, ainda, como estas representações estão atreladas às instâncias de poder, como a escola e o governo. Nossas conclusões partem da reflexão de que embora o personagem negro figure como protagonista nestes livros, sua representação tende a ser baseada em percepções colonialistas; ademais, estas percepções inclinam-se a selecionar certos aspectos da sua trajetória que podem construir um imaginário social que vê o sujeito negro como pacífico ante às situações de racismo/preconceito. Deste modo, embora os relatos biográficos acerca de personagens negros sejam de grande relevância social — uma vez que ressignificam o imaginário coletivo quanto a aparência e origem do herói —, estes relatos ainda se atrelam a uma representação simplista tanto da África do Sul quanto do líder político, devendo ser repensados enquanto elementos representativos dos grupos étnico raciais nos livros literários.

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Biographie de l'auteur-e

Vivian Stefanne Soares Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)

estre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de literatura para as crianças, edição de livros e representação negra. Está vinculada ao grupo de pesquisa Leitura Literária, Edição, Mediação e Ensino (LLEME).

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Publié-e

2021-06-30

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SILVA, V. S. S. O protagonismo de líderes negros nos livros infantis após a promulgação da Lei 10.639/03: : ressignificando visões simplistas? . Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 62, p. 30–45, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p30-45. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11081. Acesso em: 22 nov. 2024.