Agroecologia nas escolas do campo

um processo em construção

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p219-232

Mots-clés :

Educação do Campo; Agronegócio; Agroecologia; Territórios.

Résumé

Este trabalho tem como objetivo  promover o exercício teórico e prático da aproximação entre a Educação do Campo e a  Agroecologia, no diálogo com experiências realizadas em territórios, fruto da vivência profissional e militante das autoras, e com a agenda de movimentos populares do campo, redes de  agroecologia, de pesquisadores (as), que buscam nas relações que constituem a Educação do Campo e Agroecologia, no âmbito da questão agrária, na crítica ao agronegócio e suas violações sobre a vida humana e na natureza, a construção de um projeto para o campo com base na Agroecologia, considerando a formação dos sujeitos transformadores desta realidade social e ecológica. As experiências demonstram as possibilidades das conexões entre estas áreas, resultado de uma práxis, de luta, de conhecimentos integrados no diálogo de saberes em territórios dos povos do campo.

 

Palavras chaves: Educação do Campo, Agronegócio, Agroecologia, Territórios 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Nivia Regina da Silva, Movimento Sem Terra- Escola Nacional Florestan Fernandes

Mestre em Agroessistema, membro do eixo de agroecologia da Editora Expressão Popular, Coletivo de Relações Internacionais do Movimento Sem Terra.

Gilvania de Oliveira Silva de Vasconcelos, Universidade Federal Rural de Pernanbuco

Doutora em Educação, professora adjunta do departamento de Educação, nucleo de Agroecologia e campesinato-UFRPE.

Publié-e

2021-10-19

Comment citer

SILVA, N. R. da; VASCONCELOS, G. de O. S. de. Agroecologia nas escolas do campo: um processo em construção. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 61, p. 219–232, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p219-232. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10094. Acesso em: 22 nov. 2024.