Éducation à la campagne au sein de l'Université d'État de Bahia
approche historique
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p17-37Mots-clés :
Éducation a la campagne, UNEB, FormationRésumé
Este artigo objetiva analisar o percurso histórico da Universidade do Estado da Bahia com projetos na Educação do Campo e a relação que se estabeleceu com a participação dos movimentos sociais populares do campo para proposição, elaboração e acompanhamento dos projetos e ações formativas realizadas. A pesquisa filia-se, epistemologicamente, ao Materialismo Histórico-Dialético, apoiando-se na pesquisa/participante/ação e se utiliza da revisão de literatura e pesquisa documental no processo de investigação. Os resultados apontam possibilidades e situações limites de diálogo e trabalho coletivo com os Movimentos Sociais e Sindicais Populares do Campo para a realização de projetos com a Educação do Campo no percurso histórico de 26 anos. Conclui-se que, a universidade tem buscado implementar novas frentes de trabalho, sob a escuta das demandas dos movimentos e princípios do trabalho coletivo, portanto, sinalizam-se possibilidades de se reafirmar o seu compromisso social com os povos do campo.
Palavras-chave: Educação do Campo. UNEB. Formação.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017