Sujeitos, instituições e práticas pedagógicas: tecendo as multiplas redes da educação rural na Bahia

Autores/as

  • Elizeu Clementino de Souza Universidade do Estado da Bahia- UNEB
  • Fabio Josué Souza dos Santos Universidade Federal do RecôncavUFRB
  • Ana Sueli teixeira de Pinho Universidade Católica do Salvador-UCSAL
  • Sandra Regina Magalhães de Araujo Universidade do Estado da Bahia-UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%25p

Resumen

O artigo apresenta e sistematiza alguns dados levantados no âmbito do projeto depesquisa Ruralidades diversas – diversas ruralidades: sujeitos, instituições e práticaspedagógicas nas escolas do campo Bahia-Brasil, desenvolvida em colaboração entrea Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade Federal do Recôncavoda Bahia (UFRB) e a Universidade de Paris 13/Nord-Paris8/Vincennes-Saint Denis(França). A pesquisa contou com financiamento da FAPESB e do CNPq, e teve porobjetivo investigar ações educativas que se desenvolvem em diferentes Territóriosde Identidade do Estado da Bahia, buscando compreender como se dá a articulaçãoentre as práticas educativas nos seus territórios de implantação. Do ponto de vistametodológico, utilizou-se as histórias de vida com aplicação de questionários, grupofocal e as entrevistas narrativas. A pesquisa permitiu-nos compreender a presença dedistintos cenários da educação rural no estado, que em linhas gerais podem ser resumidosna existência quase majoritária de experiências politicamente conservadorasvinculadas às escolas “oficiais”, que fazem da escola uma agência técnica, alheia àrealidade local; e, de outro lado, na existência de experiências progressistas, com fortevínculo com os movimentos sociais, nas quais a escola tem se configurado como umaagência política com forte enraizamento.

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Biografía del autor/a

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Pesquisador CNPq. Doutor em Educação (UFBA), com doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal. Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenador do Projeto de Pesquisa Ruralidades diversas –diversasruralidades(FAPESB/CNPq).

Fabio Josué Souza dos Santos, Universidade Federal do RecôncavUFRB

Doutorando e mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Professor Assistente da Universidade Federaldo Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Amargosa. Vice-coordenador do Projeto de Pesquisa Ruralidades diversas – diversasruralidades (FAPESB/CNPq).

Ana Sueli teixeira de Pinho, Universidade Católica do Salvador-UCSAL

Doutoranda e mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Professora Assistente da Universidade Católicado Salvador (UCSal). Membro da equipe de pesquisa do Projeto de Pesquisa Ruralidades diversas – diversas ruralidades(FAPESB/CNPq).

Sandra Regina Magalhães de Araujo, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Doutoranda e Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Professora Assistente da Universidade doEstado da Bahia (UNEB), Campus I/DEDC. Membro da equipe de pesquisa do Projeto de Pesquisa Ruralidades diversas –diversas ruralidades (FAPESB/CNPq). Bolsista PAC/UNEB.

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Publicado

2013-06-22

Cómo citar

SOUZA, E. C. de; SANTOS, F. J. S. dos; PINHO, A. S. teixeira de; ARAUJO, S. R. M. de. Sujeitos, instituições e práticas pedagógicas: tecendo as multiplas redes da educação rural na Bahia. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 20, n. 36, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/307. Acesso em: 21 nov. 2024.

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