GAMEBOOK E A ESTIMULAÇÃO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS EM CRIANÇAS COM INDICAÇÃO DE DIAGNÓSTICO DE TDAH

PROCESSO DE PRÉ- PRODUÇÃO, PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DO SOFTWARE

Autores/as

  • Lynn Alves Universidade do Estado da Bahia (UNEB
  • Camila Bonfim Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p141-157

Palabras clave:

Gamebook, Funções executivas, TDAH

Resumen

Este artigo objetiva descrever o processo de desenvolvimento do Gamebook, uma mídia híbrida com características de jogo digital e appbook, desenvolvido para estimular as Funções Executivas (FE) de crianças na faixa etária de 8 a 12 anos especialmente com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A metodologia foi de base qualitativa, dialogando com a perspectivamultirreferencial, exploratória e descritiva, com prática colaborativa mediada com os distintos saberes nas reuniões entre os membros da equipe e pesquisadores/especialistas parceiros. Para identificar o perfil das crianças que interagem com a cultura digital e apresentam diagnóstico de TDAH utilizamos questionário on-line, respondido coma mediação de pais e especialistas. Isso subsidiou o desenvolvimento, avaliação e retroalimentação do gamebook, concretizando-se em ambiente interativo com 8 minigames. O gamebook encontra-se disponível, gratuitamente, nas Appstores para tablet nos sistemas operacionais IOS e Android. O projeto encontra-se agora na fase deinvestigação com crianças com diagnóstico de TDAH, para avaliar a contribuição dos minigames ao estimular as FE. Assim, o artigo aqui proposto apresenta os resultados da primeira fase da investigação, que a partir da avaliação dos especialistas conclui que os ambientes interativos, como o gamebook, podem se constituir em lócus de
aprendizagem e estimulação das FE.

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Biografía del autor/a

Lynn Alves, Universidade do Estado da Bahia (UNEB

Pós-doutorado em Jogos Digitais e Aprendizagem pela Universidade de Turim. Doutorado em Educação pela Faculdade deEducação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Faculdade SENAI CIMATEC. Integrante do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais (UNEB).

Camila Bonfim, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Professora
Assistente nível A da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Faculdade Ruy Barbosa. Integrante do Grupo de Pesquisa
Comunidades Virtuais (UNEB).

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Publicado

2016-08-30

Cómo citar

ALVES, L.; BONFIM, C. GAMEBOOK E A ESTIMULAÇÃO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS EM CRIANÇAS COM INDICAÇÃO DE DIAGNÓSTICO DE TDAH: PROCESSO DE PRÉ- PRODUÇÃO, PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DO SOFTWARE. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 46, p. 141–157, 2016. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p141-157. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2723. Acesso em: 21 nov. 2024.