APRESENTAÇÃO

Autores/as

  • Elizeu Clementino de Souza Universidade do Estado da Bahia
  • Lynn Alves Universidade do Estado da Bahia

Palabras clave:

Apresentação

Resumen

O número temático 46 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade centra-se na discussão e sistematização de pesquisas sobre Educação e Saúde. Os textos apresentados no dossiê discutem conceitos, aproximações e experiências formativas que constroem interfaces entre educação e saúde com ênfase nos processos de aprendizagens implicados nas relações saúde-doença, educação terapêutica do paciente, práticas interdisciplinares no campo da saúde e suas interfaces com a educação, abordagem das relações entre médico-paciente, quadros clínicos, doenças crônicas, aprendizagens experienciais com a doença, medicamentos, processos de adesão, cuidado e cura. Outra vertente temática abordada no dossiê volta-se para as análises concernentes a experiências educativas em espaços hospitalares e clínicos mediadas pelas tecnologias digitais, a partir de abordagens multirreferenciais sobre cuidado-saúde-doença, narrativas de pacientes e também processos inventivos e tecnológicos que vêm sendo produzidos com o objetivo de oferecer outras possibilidades de diagnóstico, intervenção e tratamento para construir sentidos e aprendizagens diferenciadas com a doença.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995), Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação/Universidade de Lisboa e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004), Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é Professor Titular da niversidade do Estado da Bahia, foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (2008-2010/2010-2012), foi Secretario Geral da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (2011/2013) e Diretor Financeiro da ANPEd (2013/2015). Sócio e pesquisador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, sócio e membro do Conselho de Administração da Associação Internacional das Histórias de Vida em Formação e da Pesquisa Biográfica em Educação - ASIHVIF/RBE, membro e sócio fundador do Colégio Internacional de Pesquisa Biográfica (CIRBE) e da Associação Intermacional Le Sujet dans la Cité (Paris-França). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (2008-2014) e atualmente é Tesoureiro (2014-2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história de vida, formação de professores, pesquisa (auto) biográfica, abordagem autobiográfica e narrativas de formação.

Lynn Alves, Universidade do Estado da Bahia

Lynn Rosalina Gama Alves, atualmente Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. O Pós-doutorado foi na área de Jogos eletrônicos e aprendizagem pela Università degli Studi di Torino, na Itália. Atualmente é professora e pesquisadora do SENAI -CIMATEC- Departamento Regional da Bahia (Núcleo de Modelagem Computacional) e da Universidade do Estado da Bahia e professora visitante do Instituto Tecnológico de Bragança - Mirandela - Pt. Tem experiência na área de Educação, realizando investigações sobre Cultura digital e suas interfaces, especialmente sobre os seguintes temas: jogos eletrônicos, interatividade, mobilidade e educação.

Cómo citar

SOUZA, E. C. de; ALVES, L. APRESENTAÇÃO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 46, p. 19–23, 2016. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2716. Acesso em: 18 may. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2