EDITORIAL

Autores/as

  • Livia Fialho Costa Universidade do Estado da Bahia-UNEB
  • Eduardo Fernandes Nunes Universidade do Estado da Bahia-UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%25p

Resumen

O número 42 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia, reúne 17 artigos sobre a temática Mídias e DesignPedagógico e contou com a colaboração dos coordenadores Alfredo Matta e Maria Olívia Matos, professores do Departamento de Educação (Campus I) e do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade. As discussões apresentadas, ao tempo em que parecem novas para o campo da Educação, fazem parte de um conjunto de interpelações sobre como o ato de ensinar é convidado a dialogar com as tendências da contemporaneidade.

Os artigos deste número propõem um debate a respeito
do papel do designpedagógico e das mídias no processo de construção de conhecimento na realidade educativa atual, ressaltando a positividade dessa nova norma, que, em última
instância, tem sido aquela mobilizada com o intuito de ensinar aos jovens as competências para decifrar informações num mundo caracterizado pela agilidade e circulação dos conteúdos. Qual o papel do professor num ensino a distância, cuja dinâmica o separa do seu interlocutor por uma tela de computador e o dilui nas salas de discussão on-line, conferindo-lhe o lugar de mediador? Quais são as novas formas de transmissão? Quem é
o estudante virtual? A construção de novos paradigmas que integrem as várias gerações desafia o campo na sua capacidade criativa para elaborar metodologias eficazes que potencializem as mídias na difusão do conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Livia Fialho Costa, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (1996), mestrado em Antropologia Social e Etnologia - École des Hautes Études en Sciences Sociales (1997) e doutorado em Antropologia Social e Etnologia - École des Hautes Études en Sciences Sociales (2002). Pós-doutorado na Université Paris 13 (2013/CNPq). Atualmente é professora adjunto do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É docente e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea, da Universidade Católica do Salvador. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, escola, família, religião, protestantismo e conversão. Atuou na FAPESB - Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Bahia -, entre 2008 e 2010, na condição de coordenadora da Câmara de Assessoramento de Ciências Humanas e Educação.

Eduardo Fernandes Nunes, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação. Coordenador e professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade/UNEB. Llíder do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico. Atua na área de Sociologia e Análise Geográfica Regional, com ênfase em Sociologia e Geografia da Educação, Educação e Território, Desenvolvimento Local Sustentável, Sociologia Urbana e Educação Ambiental. Membro do núcleo INCUBA - incubadora de cooperativas populares da Pró-Reitoria de Extensão da UNEB. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1981), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1989) e doutorado em Análise Geográfica Regional pela Universidade de Barcelona (2003)

Cómo citar

COSTA, L. F.; NUNES, E. F. EDITORIAL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 42, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1020. Acesso em: 22 nov. 2024.