A Preparação do Conto e do Contador de Histórias
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p34-47Keywords:
O Conto. O Contador de Histórias. Memória afetiva. Modos de narrar. Preparação.Abstract
O estudo aqui apresentado defende a ideia de que existe um portador de memórias em cada pessoa, que pode se revelar e se constituir em contador ou contadora de histórias, se dessa forma se descobrir. Tomando a Faculdade de Educação da [UNIVERSIDADE] como lócus da investigação, de inspiração etnográfica, e estudantes de Pedagogia como sujeitos da pesquisa, o estudo desenvolveu-se seguindo uma combinação de procedimentos e dispositivos de produção e coleta de dados e informações, o que compreendeu uma necessária pesquisa bibliográfica e a criação e implementação de uma oficina de contação de histórias para os sujeitos da pesquisa com realização de um grupo focal ao final das atividades. A discussão aqui posta é resultado do percurso de contação e escuta de muitas histórias que nasceu a partir da questão norteadora desse estudo: Que caminhos podem ser percorridos para a formação de sujeitos contadores de histórias? Tal questão foi respondida ou, por vezes, desdobrada em muitas outras. As reflexões que o estudo produziu a partir da interação com os jovens estudantes, autorizam as autoras a reafirmar: o contador de histórias aprende a contar a partir da rememoração das suas histórias fundantes – memória afetiva –, e é contando, muitas e muitas vezes, que ele se forma na arte de contar.
Downloads
References
BENJAMIN, Walter. O narrador. In: ______ (Ed.). Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. Tradução Sérgio P. Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BUSATTO, Cléo. Contar e encantar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
CARAM, Cecília Andrès. MATOS, Gislayne Avelar de. Caderno de Textos. Convivendo com Arte: Ateliers e eventos de contos. Belo Horizonte: Frente e Verso, s.d.
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 13. ed. São Paulo: Global, 2004.
CHEVRIER, Jacques. L'arbre à palavres. Essai sur les contes et récits traditionnels d'Afrique noire. Paris, Hatier, 1985 in MATOS, Gislayne Avelar , SORSY, Inno. O ofício do contador de histórias. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
COELHO, Betty. Contar historias: uma arte sem idade. São Paulo: Editora Àtica, 1999.
FERNANDES, Frederico Augusto Garcia. A voz e o sentido: poesia oral em sincronia. São Paulo: Ed. UNESP, 2007.
LIMA, Luiz Costa. Introdução: o leitor demanda (d)a literatura. In: ________ (Coord.). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
CHEVRIER, Jacques. L'arbre à palavres. Essai sur les contes et récits traditionnels d'Afrique noire. Paris, Hatier, 1985 in MATOS, Gislayne Avelar , SORSY, Inno. O ofício do contador de histórias. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
LISPECTOR, C. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 1998
MATOS, Gislayne Avelar. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
______; SORSY, Inno. O ofício do contador de histórias. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
PROPP, Vladimir. Morfologia do conto maravilhoso. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1984.
ROCHA, Vivian Munhoz. Aprender pela arte a arte de narrar: educação estética e artística na formação de contadores de histórias. 2010. 200 f. Tese (Doutorado em Artes) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: EDUC, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017