Literatura Indígena

do livro didático à educação intercultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p364-382

Palavras-chave:

Literatura indígena; Educação intercultural; Lei 11.645/08; Livro didático.

Resumo

O presente artigo traz discussões acerca da escolha do livro didático no Brasil, da sua importância e interferência no contexto educacional e, propõe uma análise da obra aprovada e disponibilizada pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático, da coleção Singular e Plural, da editora Moderna, Ensino Fundamental, anos finais, 6º ano, no quadriênio 2020-2023, e utilizada pela rede estadual de Rondônia, na qual leciono. O objetivo deste estudo é analisar o tratamento dado à literatura indígena na obra, observando os textos sugeridos para leitura, as atividades propostas aos alunos e as orientações destinadas ao professor. A partir de uma metodologia de pesquisa bibliográfica e documental ancoradas, principalmente, em Silva e Costa (2018), Bonin (2008), Oliveira (2008) e Munduruku (2016), são tecidas reflexões acerca da efetivação da Lei 11.645/08, que fala da obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena na educação básica, por meio do estudo da literatura indígena. Dentre as análises realizadas destaco que o livro didático contribui de certa forma para a execução da referida Lei, embora haja alguns equívocos e lacunas no tocante à questão indígena, mostrou-se expressivo para a efetivação de uma educação intercultural, expôs um espaço aberto ao diálogo, sobretudo quando utilizado de modo crítico.

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Biografia do Autor

Ivonete Nink Soares, UFMS

Doutoranda em Estudos de Linguagens na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestra em Letras pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior - Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR). Graduada em Letras - habilitação em Português e Inglês - Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR). Professora efetiva do estado de Rondônia para a área de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Literatura de indígenas, Leitura Lúdica, Formação de Leitores, Marcas da oralidade e Produção Textual. 

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-08-16

Como Citar

SOARES, I. N. Literatura Indígena: do livro didático à educação intercultural. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 67, p. 364–382, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p364-382. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13960. Acesso em: 28 mar. 2024.