RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE O TEMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p221-236

Palavras-chave:

Lei nº 10.639, Pesquisa em educação em ciências, Relações étnico-raciais

Resumo

O presente artigo realiza um levantamento sobre quais aspectos das relações étnico-raciais e o ensino de ciências tem sido evidenciados nas pesquisas em Educação em Ciências, tendo como base as atas de um dos maiores eventos da área no Brasil, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Essa necessidade surge de cumprir demandas sociais históricas, reforçadas pela promulgação da Lei nº 10.639/03, que torna obrigatória a abordagem da história e cultura africana e afro-brasileira em todas as disciplinas. Contudo, a literatura aponta que a área de Ciências carece de discussões sobre essas questões. Com o objetivo de traçar um panorama das pesquisas sobre educação em Ciências e sua interface com as relações étnico-raciais, analisamos as atas do ENPEC de 2003 a 2015. Os resultados demonstraram que dentre as categorias que elencamos para classificar as pesquisas (concepções de alunos e professores, ensino, formação inicial e continuada de professores e material didático) destaca-se a produção em ensino e material didático. Além disso, é notada a necessidade de mais pesquisas que atentem para a elaboração de estratégias para a inserção das discussões sobre as relações étnico-raciais nas aulas de Ciências. As pesquisas mostram ainda que a área de Ciências é a que mais possui produção, seguida da Biologia e da Química. No entanto, nenhum trabalho foi encontrado na área da Física. Os temas mais comumente pesquisados são: a formação de professores, com o objetivo de pensar práticas para as discussões raciais e o ensino de Ciências. Evidenciamos assim que as relações étnico-raciais precisam ser mais contempladas no ensino de Ciências, pois mesmo que a Lei nº 10.639/03 as tenha tornado obrigatórias, ainda existe uma série de dificuldades para seu efetivo cumprimento, dentre elas a falta de materiais didáticos específicos e as limitações que os docentes possuem para incorporar essa temática em suas disciplinas.

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Biografia do Autor

Jeobergna de Jesus, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Estado e Sociedade da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Docente da Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães e do Colégio Cariza, em Porto Seguro, Bahia

Marília Costa Santos da Paixão, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, Bahia

Christiana Andrea Vianna Prudêncio, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente da Universidade Estadual de Santa Cruz
(UESC)

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Como Citar

DE JESUS, J.; SANTOS DA PAIXÃO, M. C.; VIANNA PRUDÊNCIO, C. A. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE O TEMA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 55, p. 221–236, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p221-236. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7192. Acesso em: 29 mar. 2024.