RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE O TEMA
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p221-236Keywords:
Law nº 10.639, Research in education in sciences, Ethnic-racial relationsAbstract
O presente artigo realiza um levantamento sobre quais aspectos das relações étnico-raciais e o ensino de ciências tem sido evidenciados nas pesquisas em Educação em Ciências, tendo como base as atas de um dos maiores eventos da área no Brasil, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Essa necessidade surge de cumprir demandas sociais históricas, reforçadas pela promulgação da Lei nº 10.639/03, que torna obrigatória a abordagem da história e cultura africana e afro-brasileira em todas as disciplinas. Contudo, a literatura aponta que a área de Ciências carece de discussões sobre essas questões. Com o objetivo de traçar um panorama das pesquisas sobre educação em Ciências e sua interface com as relações étnico-raciais, analisamos as atas do ENPEC de 2003 a 2015. Os resultados demonstraram que dentre as categorias que elencamos para classificar as pesquisas (concepções de alunos e professores, ensino, formação inicial e continuada de professores e material didático) destaca-se a produção em ensino e material didático. Além disso, é notada a necessidade de mais pesquisas que atentem para a elaboração de estratégias para a inserção das discussões sobre as relações étnico-raciais nas aulas de Ciências. As pesquisas mostram ainda que a área de Ciências é a que mais possui produção, seguida da Biologia e da Química. No entanto, nenhum trabalho foi encontrado na área da Física. Os temas mais comumente pesquisados são: a formação de professores, com o objetivo de pensar práticas para as discussões raciais e o ensino de Ciências. Evidenciamos assim que as relações étnico-raciais precisam ser mais contempladas no ensino de Ciências, pois mesmo que a Lei nº 10.639/03 as tenha tornado obrigatórias, ainda existe uma série de dificuldades para seu efetivo cumprimento, dentre elas a falta de materiais didáticos específicos e as limitações que os docentes possuem para incorporar essa temática em suas disciplinas.
Downloads
References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ABRAPEC. ENPECs anteriores. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/wordpress/pt/enpecs-anteriores/. Acesso em: 24 mar. 2018.
AZEVEDO, Maria Nizete; ABIB, Maria Lúcia V. S. Pesquisa-ação e a elaboração de saberes docentes em ciências. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 55-75, 2013. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID320/v18_n1_a2013.pdf. Acesso em: 03 nov. 2017.
BASTOS, Morgana Abranches; BENITE, Anna Maria Canavarro. Cultura africana e ensino de química: estudo sobre a formação docente. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 9, n. 21, p. 64-80, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n º 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei 9394/96 para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira”. Brasília, DF, 2003. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012003.pdf. Acesso em: 10 jun. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE nº 01, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf. Acesso em: 10 jun. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE nº 02, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://www.ead.unb.br/arquivos/geral/res_cne_cp_002_03072015.pdf. Acesso em: 04 set. 2017.
CARLAN, F. de A.; DIAS, M. S.; Preconceito étnico-racial: a escola, a ciência e a formação de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013.
CASTILLO, María Juliana Beltrán. Estudos de racismo em livros didáticos e perspectivas para investigar racismo científico em livros de ciência. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindoia, SP. Anais [...]. Águas de Lindoia, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), 2013.
CASTILLO, M. J. B.; ANDRADE, A. M. Estudos do racismo científico e da sociedade: perspectivas para a ação em ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2015.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SOARES, Nicelma Josenila Brito. A implementação das leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 e o impacto na formação de professores: inflexão inicial. In: MÜLLER, T. M. P.; COELHO, W. de N. B.; FERREIRA, P. A. B. (org.). Relações étnico-raciais, formação de professores e currículo. São Paulo: Livraria da Física, 2015. p. 15-35.
DÁVILA, Jerry. As relações entre raça e estado no Brasil: contribuições para discussão no ensino de Biologia. In: DÁVILA, Jerry. Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói, RJ: Editora da UFF, 2005. p. 17-36.
FERNADES, M. K. Professores dos cursos de Biologia e a (re)construção da nação brasileira a partir da Lei nº 10.639/03. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013.
FRANCISCO JUNIOR, W. E.; SILVA, E. M. dos S.; YAMASHITA, M. Discutindo questões raciais a partir de uma poesia: uma análise das interações discursivas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013.
GOMES, M. R; ROSA, K. D. Feminismos e ensino de ciências: histórico e implicações para aulas de física. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 21., 2015, Uberlândia, MG. Anais [...]. Uberlândia, MG: Sociedade Brasileira de Física, 2015.
GUIMARÃES, A. S. A. Como trabalhar com “raça” em sociologia. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 93-107, 2003.
JESUS. Regina de Fátima. Dez anos da Lei n° 10.639/03. Memórias e perspectivas. Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceará, 2013.
JESUS, J; SANTOS, M. C.; PRUDÊNCIO, C. A. V. A Lei 10.639/03 e o ensino de Ciências: o que pensam os professores de Ciências das escolas estaduais de Itabuna/Bahia. Revista de Ensino de Biologia, n. 9, p. 1401-1411, 2016. Disponível em: http://www.sbenbio.org.br/blog/renbio-edicao-9/. Acesso em: 14 abr. 2017.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: Edusp, 1987.
MELO, M. da C. C. O discurso da coordenação pedagógica da rede de ensino do município de Vicência sobre a noção de “raça”. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013.
MOREIRA, P. F. da S. D.; AMAURO, N. Q.; RODRIGUES FILHO, G. Desvendando a anemia falciforme – uma proposta lúdica para aplicação da Lei Federal 10.639/03. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013.
MOREIRA, P. F. da S. D. et al. A bioquímica do candomblé – possibilidades didáticas de aplicação da Lei Federal 10.639/03. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas, SP. Anais [...]. Campinas, SP: ABRAPEC, 2011.
MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília, DF: MEC/SECAD, 2005.
OLIVEIRA, Fátima. Saúde da população negra: Brasil ano 2001. Brasília, DF: Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)/Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, 2003.
OLIVEIRA, R. D. V. de.; TRINDADE, Y. R. D. A.; QUEIROZ, G. R. P. C. O filme “Jardim das Folhas Sagradas” e a possibilidade de uma abordagem intercultural em aulas de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013.
PEDRANCINI, V. D.; CORAZZA, M. J. Raça ou espécie? Relações interpessoais em sala de aula. In. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas, SP. Anais [...]. Campinas, SP: ABRAPEC, 2011.
ROSA, Katemari. A (pouca) presença de minorias étnico-raciais e mulheres na construção da ciência. In: GARCIA, Marcos Dias; AUTH, Milton Antonio; TAKAHASHI, Kojy (Org.). Enfrentamentos do ensino de Física na sociedade contemporânea. São Paulo: Livraria da Física, 2016. p. 619-632.
ROCHA, Áurea Maria Costa; AGUIAR, Maria da Conceição Costa. Aprender a ensinar, construir identidade e profissionalidade docente no contexto da universidade: uma realidade possível. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 35., 2012, Ipojuca, PE. Anais eletrônicos [...]. Ipojuca, PE: ANPEd, 2012. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt08-1829_int.pdf. Acesso em: 14 abr. 2017.
SANTOS, E. da S.; RODRIGUES FILHO, G.; AMAURO, N. Q. Dificuldades na aplicação de materiais didáticos digitais que trabalham assuntos estudados pela química em conformidade com a Lei nº 10.639/03. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013.
SANTOS, R. G. dos.; SIEMSEN, G. H.; SILVA, C. S. da. Articulando química, questões raciais e de gênero numa oficina sobre diversidade desenvolvida no âmbito do PIBID: análise da contribuição dos recursos didáticos alternativos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2015.
SILVA, Inayá Bittencourt. O racismo silencioso na escola pública. São Paulo: Uniara, 2009.
SILVA, Tadeu Tomaz. Documentos da identidade: uma introdução as teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SILVA, E. P. de Q.; SILVA, L. A. Articulação entre conhecimento biológico e cultura em livros didáticos: o que se ensina com a Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2013, 9., Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013.
SOUZA, Irene Sales. Os educadores e as relações interétnicas: pais e mestres. Franca, SP: Editora UNESP, 2001. v. 1.
STELLING, L. F. P.; KRAPAS, S. Raças biológicas e “raças humanas” em livros didáticos de biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6., 2007, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2007.
TONÁCIO, G. de M. Et al. Raça, classe e etnia: o ensino das ciências na educação básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2015.
VERRÂNGIA, Douglas. A educação das relações étnico-raciais no ensino de Ciências: diálogos possíveis entre Brasil e Estados Unidos. 2009. 332 f. Tese (Doutorado em) – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, 2009.
VERRÂNGIA, Douglas. Diversidade e ensino de ciências: formação docente e pertencimento racial. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia, SP. Atas... Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013.
VERRÂNGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Cidadania, relações étnico-raciais e educação desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 705-718, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n3/v36n3a04.pdf. Acesso em: 01 mar. 2017.
VIEIRA, E. P. de P.; CHAVES, S. N. Diferenças raciais: o que diz a biologia, o que pensam os alunos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2005, Bauru, SP. Anais [...]. Bauru, SP: ABRAPEC, 2005.
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017