RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE O TEMA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p221-236

Palabras clave:

Lei nº 10.639, Pesquisa em educação em ciências, Relações étnico-raciais

Resumen

O presente artigo realiza um levantamento sobre quais aspectos das relações étnico-raciais e o ensino de ciências tem sido evidenciados nas pesquisas em Educação em Ciências, tendo como base as atas de um dos maiores eventos da área no Brasil, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Essa necessidade surge de cumprir demandas sociais históricas, reforçadas pela promulgação da Lei nº 10.639/03, que torna obrigatória a abordagem da história e cultura africana e afro-brasileira em todas as disciplinas. Contudo, a literatura aponta que a área de Ciências carece de discussões sobre essas questões. Com o objetivo de traçar um panorama das pesquisas sobre educação em Ciências e sua interface com as relações étnico-raciais, analisamos as atas do ENPEC de 2003 a 2015. Os resultados demonstraram que dentre as categorias que elencamos para classificar as pesquisas (concepções de alunos e professores, ensino, formação inicial e continuada de professores e material didático) destaca-se a produção em ensino e material didático. Além disso, é notada a necessidade de mais pesquisas que atentem para a elaboração de estratégias para a inserção das discussões sobre as relações étnico-raciais nas aulas de Ciências. As pesquisas mostram ainda que a área de Ciências é a que mais possui produção, seguida da Biologia e da Química. No entanto, nenhum trabalho foi encontrado na área da Física. Os temas mais comumente pesquisados são: a formação de professores, com o objetivo de pensar práticas para as discussões raciais e o ensino de Ciências. Evidenciamos assim que as relações étnico-raciais precisam ser mais contempladas no ensino de Ciências, pois mesmo que a Lei nº 10.639/03 as tenha tornado obrigatórias, ainda existe uma série de dificuldades para seu efetivo cumprimento, dentre elas a falta de materiais didáticos específicos e as limitações que os docentes possuem para incorporar essa temática em suas disciplinas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jeobergna de Jesus, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Estado e Sociedade da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Docente da Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães e do Colégio Cariza, em Porto Seguro, Bahia

Marília Costa Santos da Paixão, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, Bahia

Christiana Andrea Vianna Prudêncio, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente da Universidade Estadual de Santa Cruz
(UESC)

Citas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ABRAPEC. ENPECs anteriores. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/wordpress/pt/enpecs-anteriores/. Acesso em: 24 mar. 2018.

AZEVEDO, Maria Nizete; ABIB, Maria Lúcia V. S. Pesquisa-ação e a elaboração de saberes docentes em ciências. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 55-75, 2013. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID320/v18_n1_a2013.pdf. Acesso em: 03 nov. 2017.

BASTOS, Morgana Abranches; BENITE, Anna Maria Canavarro. Cultura africana e ensino de química: estudo sobre a formação docente. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 9, n. 21, p. 64-80, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n º 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei 9394/96 para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira”. Brasília, DF, 2003. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012003.pdf. Acesso em: 10 jun. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE nº 01, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf. Acesso em: 10 jun. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE nº 02, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://www.ead.unb.br/arquivos/geral/res_cne_cp_002_03072015.pdf. Acesso em: 04 set. 2017.

CARLAN, F. de A.; DIAS, M. S.; Preconceito étnico-racial: a escola, a ciência e a formação de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013.

CASTILLO, María Juliana Beltrán. Estudos de racismo em livros didáticos e perspectivas para investigar racismo científico em livros de ciência. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindoia, SP. Anais [...]. Águas de Lindoia, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), 2013.

CASTILLO, M. J. B.; ANDRADE, A. M. Estudos do racismo científico e da sociedade: perspectivas para a ação em ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2015.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SOARES, Nicelma Josenila Brito. A implementação das leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 e o impacto na formação de professores: inflexão inicial. In: MÜLLER, T. M. P.; COELHO, W. de N. B.; FERREIRA, P. A. B. (org.). Relações étnico-raciais, formação de professores e currículo. São Paulo: Livraria da Física, 2015. p. 15-35.

DÁVILA, Jerry. As relações entre raça e estado no Brasil: contribuições para discussão no ensino de Biologia. In: DÁVILA, Jerry. Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói, RJ: Editora da UFF, 2005. p. 17-36.

FERNADES, M. K. Professores dos cursos de Biologia e a (re)construção da nação brasileira a partir da Lei nº 10.639/03. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013.

FRANCISCO JUNIOR, W. E.; SILVA, E. M. dos S.; YAMASHITA, M. Discutindo questões raciais a partir de uma poesia: uma análise das interações discursivas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013.

GOMES, M. R; ROSA, K. D. Feminismos e ensino de ciências: histórico e implicações para aulas de física. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 21., 2015, Uberlândia, MG. Anais [...]. Uberlândia, MG: Sociedade Brasileira de Física, 2015.

GUIMARÃES, A. S. A. Como trabalhar com “raça” em sociologia. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 93-107, 2003.

JESUS. Regina de Fátima. Dez anos da Lei n° 10.639/03. Memórias e perspectivas. Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceará, 2013.

JESUS, J; SANTOS, M. C.; PRUDÊNCIO, C. A. V. A Lei 10.639/03 e o ensino de Ciências: o que pensam os professores de Ciências das escolas estaduais de Itabuna/Bahia. Revista de Ensino de Biologia, n. 9, p. 1401-1411, 2016. Disponível em: http://www.sbenbio.org.br/blog/renbio-edicao-9/. Acesso em: 14 abr. 2017.

KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: Edusp, 1987.

MELO, M. da C. C. O discurso da coordenação pedagógica da rede de ensino do município de Vicência sobre a noção de “raça”. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013.

MOREIRA, P. F. da S. D.; AMAURO, N. Q.; RODRIGUES FILHO, G. Desvendando a anemia falciforme – uma proposta lúdica para aplicação da Lei Federal 10.639/03. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013.

MOREIRA, P. F. da S. D. et al. A bioquímica do candomblé – possibilidades didáticas de aplicação da Lei Federal 10.639/03. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas, SP. Anais [...]. Campinas, SP: ABRAPEC, 2011.

MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília, DF: MEC/SECAD, 2005.

OLIVEIRA, Fátima. Saúde da população negra: Brasil ano 2001. Brasília, DF: Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)/Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, 2003.

OLIVEIRA, R. D. V. de.; TRINDADE, Y. R. D. A.; QUEIROZ, G. R. P. C. O filme “Jardim das Folhas Sagradas” e a possibilidade de uma abordagem intercultural em aulas de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013.

PEDRANCINI, V. D.; CORAZZA, M. J. Raça ou espécie? Relações interpessoais em sala de aula. In. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas, SP. Anais [...]. Campinas, SP: ABRAPEC, 2011.

ROSA, Katemari. A (pouca) presença de minorias étnico-raciais e mulheres na construção da ciência. In: GARCIA, Marcos Dias; AUTH, Milton Antonio; TAKAHASHI, Kojy (Org.). Enfrentamentos do ensino de Física na sociedade contemporânea. São Paulo: Livraria da Física, 2016. p. 619-632.

ROCHA, Áurea Maria Costa; AGUIAR, Maria da Conceição Costa. Aprender a ensinar, construir identidade e profissionalidade docente no contexto da universidade: uma realidade possível. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 35., 2012, Ipojuca, PE. Anais eletrônicos [...]. Ipojuca, PE: ANPEd, 2012. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt08-1829_int.pdf. Acesso em: 14 abr. 2017.

SANTOS, E. da S.; RODRIGUES FILHO, G.; AMAURO, N. Q. Dificuldades na aplicação de materiais didáticos digitais que trabalham assuntos estudados pela química em conformidade com a Lei nº 10.639/03. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013.

SANTOS, R. G. dos.; SIEMSEN, G. H.; SILVA, C. S. da. Articulando química, questões raciais e de gênero numa oficina sobre diversidade desenvolvida no âmbito do PIBID: análise da contribuição dos recursos didáticos alternativos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2015.

SILVA, Inayá Bittencourt. O racismo silencioso na escola pública. São Paulo: Uniara, 2009.

SILVA, Tadeu Tomaz. Documentos da identidade: uma introdução as teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SILVA, E. P. de Q.; SILVA, L. A. Articulação entre conhecimento biológico e cultura em livros didáticos: o que se ensina com a Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2013, 9., Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013.

SOUZA, Irene Sales. Os educadores e as relações interétnicas: pais e mestres. Franca, SP: Editora UNESP, 2001. v. 1.

STELLING, L. F. P.; KRAPAS, S. Raças biológicas e “raças humanas” em livros didáticos de biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6., 2007, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2007.

TONÁCIO, G. de M. Et al. Raça, classe e etnia: o ensino das ciências na educação básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2015.

VERRÂNGIA, Douglas. A educação das relações étnico-raciais no ensino de Ciências: diálogos possíveis entre Brasil e Estados Unidos. 2009. 332 f. Tese (Doutorado em) – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, 2009.

VERRÂNGIA, Douglas. Diversidade e ensino de ciências: formação docente e pertencimento racial. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia, SP. Atas... Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013.

VERRÂNGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Cidadania, relações étnico-raciais e educação desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 705-718, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n3/v36n3a04.pdf. Acesso em: 01 mar. 2017.

VIEIRA, E. P. de P.; CHAVES, S. N. Diferenças raciais: o que diz a biologia, o que pensam os alunos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2005, Bauru, SP. Anais [...]. Bauru, SP: ABRAPEC, 2005.

Cómo citar

DE JESUS, J.; SANTOS DA PAIXÃO, M. C.; VIANNA PRUDÊNCIO, C. A. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE O TEMA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 55, p. 221–236, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p221-236. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7192. Acesso em: 23 nov. 2024.