Tecnologias e educação
contribuições para o debate na obra de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p226-242Palavras-chave:
Tecnologia, Paulo Freire, EducaçãoResumo
Este artigo apresenta um estudo a partir da obra de Paulo Freire com o objetivo de identificar e analisar seu aporte para embasar a reflexão crítica sobre as tecnologias. No atual contexto, entende-se que um dos grandes desafios do campo educacional está na compreensão crítica da relação entre tecnologias e educação. Entre as contribuições teóricas do autor estão: a denúncia do falso dilema entre humanismo-tecnologia; a crítica ao tecnicismo, à ideologização, ao pragmatismo neoliberal; e a necessária vigilância ética frente ao utilitarismo consumista que domina a ciência e a tecnologia na lógica do mercado capitalista. Conclui-se que as contribuições de Paulo Freire continuam extremamente atuais para a compreensão dessa temática, contribuindo com referências éticas para avalizar os sentidos da tecnologia no campo educativo; e, ao mesmo tempo, indica critérios para evitar o tecnocentrismo que dicotomiza humanismo e tecnologia.
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Atualizado em 15/07/2017