Entre a educação e a filosofia: aspectos históricos da filosofia da educação como disciplina acadêmica e campo de investigação
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25pResumo
Este trabalho tem por objetivo mostrar que a filosofia da educação comodisciplina acadêmica e como campo investigativo tem sua história perpassada pelo entrecruzamento das áreas da Educação e da Filosofia. É no âmbito das complexas relações entre a Educação e a Filosofia que tanto a institucionalização do ensino defilosofia da educação, quanto a constituição e consolidação do campo filosóficoeducacional são registrados historicamente, num percurso marcado por abordagens filosóficas acerca de temas educacionais e pela investigação de temas educacionais nos pensamentos filosóficos. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico,fundamentada na construção de conhecimentos oriundos das contribuições de autores clássicos e contemporâneos, além de estudos posteriores feitos por estudiosos e pesquisadores sobre as ideias de tais autores. Os aportes teóricos que fundamentaramo estudo foram: Cambi (1999), Severino (2000; 2011), Saviani (1991, 2002a, 2002b),Albuquerque (2003), Tomazetti (2003, 2010), Gallo (2007), Pagni (2008) e Henning(2010), dentre outros. A partir da compreensão crítica da trajetória da filosofia da educação e suas especificidades nas dimensões teórica (pesquisa) e prática (ensino),defendemos a relevância do estudo dessa temática no âmbito acadêmico, pois,conforme acreditamos, a filosofia da educação constitui um dos principais campos teóricos na contribuição para a formação de futuros educadores.Downloads
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Atualizado em 15/07/2017