Gerencialismo na Política Educacional da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n75.p171-189Palavras-chave:
Gerencialismo; Política Educativa; EJA.Resumo
O presente artigo é parte de um estudo sobre o Gerencialismo na Política Educacional da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma Escola Municipal, com objetivo de analisar e discutir a atuação de professores e coordenadores nas mudanças curriculares da modalidade EJA- ensino médio em uma escola municipal. Analisa-se aspectos do modelo de Estado Neoliberal, e as influências do gerencialismo, com suporte de alguns autores como Newman, Clarke e Ball. A abordagem é qualitativa, metodologia análise textual discursiva (ATD). O desenvolvimento desse estudo apresenta as percepções dos entrevistados em relação as mudanças impostas, as características do gerencialismo, austeridade, seletividade, performance na EJA. Conclui-se que os professores identificam o gerencialismo na EJA, e que o avanço do gerencialismo nas políticas educacionais tem implicações nefastas para a EJA.
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Atualizado em 15/07/2017