Quais os Desafios do Início na Docência?

estudo com professores do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p274-286

Palavras-chave:

Desafios da docência; professores iniciantes; Ceará.

Resumo

Este artigo versa sobre os desafios docentes de professores iniciantes cearenses. O objetivo desta pesquisa foi compreender os desafios dos primeiros anos de atuação como professores no contexto do Ceará. O aporte teórico foi norteado pelos referenciais de: Cruz, Farias e Hobold (2020); Garcia (2010); André (2018). Com relação aos aspectos metodológicos, recorremos a pesquisa-formação, na perspectiva de Delory-Momberger (2008). Os resultados apontam que os professores iniciantes vivem inúmeros desafios nos seus primeiros anos de docência, o que torna esse momento difícil, mas também permeado de intensas aprendizagens, sendo este um processo dinâmico, subjetivo e complexo. Esperamos com este estudo potencializar as discussões na área de formação e atuação de professores.

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Biografia do Autor

Maria Mikaele da Silva Cavalcante, UECE

Doutora em Educação (UECE). Docente dos anos iniciais da Rede Pública Municipal de São Gonçalo do Amarante, Ceará, Brasil.

Iure Coutre Gurgel, UECE

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,(POSEDUC/UERN) na área de Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente . Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008), Especialização em Língua Portuguesa e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar pelo IFRN (2010). .É professor Assistente III da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN), lotado no campus Avançado de Patu-CAP, Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Inicial e Continuada de Professores, Processo de Ensino-Aprendizagem e Educação Especial numa perspectiva Inclusiva.

Luciana Mendonça, IFCE

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – área de concentração: Formação de professores. (PPGE/UECE). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – área de concentração: Metodologia de ensino (UFSCar-SP).  Possui Graduação em Licenciatura em Matemática  pela UFSCar (1997). Professora Adjunta IV ( DIV04) do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará ( IFCE) onde leciona disciplinas no curso de Licenciatura em Matemática e nas Engenharias. Coordenou o PIBID ( 2014- 2017). Coordenou o Núcleo de Atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE).  Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Professores iniciantes e  Processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática.

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Publicado

2023-08-01

Como Citar

SILVA CAVALCANTE, M. M. da; GURGEL, I. C.; MENDONÇA, L. de O. S. Quais os Desafios do Início na Docência? estudo com professores do Ceará. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 71, p. 274–286, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p274-286. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16882. Acesso em: 23 dez. 2024.