Constituição da Identidade Profissional de Professores de Matemática no Início da Docência
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p275-294Palavras-chave:
Educação Matemática; Identidade Profissional; Formação Continuada; Estudo em grupoResumo
Este estudo tem como objetivo discutir o movimento de constituição de Identidade Profissional de professores de matemática no início da docência (ID) em um grupo de estudos sobre Educação Financeira (EF). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho interpretativo de ações desenvolvidas por três professores de matemática no ID nesse grupo de estudos. Os resultados evidenciam que, ao discutir caracterizações de EF, problematizar a prática do professor em relação à disciplina de EF e analisar e propor tarefas sobre EF, os professores no ID (re)significaram suas crenças/concepções em relação ao ensino de EF; mobilizaram conhecimentos referentes à profissão; buscaram seu sentido de agência profissional diante de vulnerabilidades associadas à EF; explicitaram que deveres lhes são legítimos ao ministrar a disciplina de EF; e mobilizaram aspectos de seu compromisso político. Ao problematizar sua prática profissional, os professores de matemática no ID tiveram a oportunidade de interagir com o outro e de se envolver em situações de aprendizagem, o que foi fundamental para o movimento de constituição de sua Identidade Profissional.
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Atualizado em 15/07/2017