Tecnologias Digitais e Aprendizagem Docente
histórias em função de um saber específico
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p119-132Palavras-chave:
Aprendizagem docente. Tecnologias digitais na educação.Resumo
Neste artigo, buscamos identificar e analisar como as tecnologias digitais vêm constituindo-se um elemento da aprendizagem profissional do docente que atua na educação superior. O aporte teórico traz uma breve discussão sobre a profissionalidade docente e a presença das tecnologias na prática dos professores. Do ponto de vista teórico-metodológico, trata-se de um estudo qualitativo, cujos dados emergiram de levantamento bibliográfico e de entrevistas realizadas com oito professores no âmbito de uma universidade pública brasileira, no ano de 2021. A pesquisa realizada sob os pressupostos da história oral apoia-se nos estudos de Verena Alberti. As análises das histórias orais evidenciaram que a atividade docente está permeada pelas tecnologias digitais que, por sua vez, requerem que os professores estejam preparados para utilizá-las. Elas demandam novas habilidades digitais, assim como constante formação e ampliação dessas habilidades. Sublinha-se que o desenvolvimento de tais habilidades digitais dos professores ocorre de acordo com a prática de uso, informalmente, por iniciativa pessoal de cada professor.
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Atualizado em 15/07/2017