Tecnologias Digitais e Aprendizagem Docente

histórias em função de um saber específico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p119-132

Palavras-chave:

Aprendizagem docente. Tecnologias digitais na educação.

Resumo

Neste artigo, buscamos identificar e analisar como as tecnologias digitais vêm constituindo-se um elemento da aprendizagem profissional do docente que atua na educação superior. O aporte teórico traz uma breve discussão sobre a profissionalidade docente e a presença das tecnologias na prática dos professores. Do ponto de vista teórico-metodológico, trata-se de um estudo qualitativo, cujos dados emergiram de levantamento bibliográfico e de entrevistas realizadas com oito professores no âmbito de uma universidade pública brasileira, no ano de 2021. A pesquisa realizada sob os pressupostos da história oral apoia-se nos estudos de Verena Alberti. As análises das histórias orais evidenciaram que a atividade docente está permeada pelas tecnologias digitais que, por sua vez, requerem que os professores estejam preparados para utilizá-las. Elas demandam novas habilidades digitais, assim como constante formação e ampliação dessas habilidades. Sublinha-se que o desenvolvimento de tais habilidades digitais dos professores ocorre de acordo com a prática de uso, informalmente, por iniciativa pessoal de cada professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Professora do Programa de Pós Graduação da Universidade Estácio de Sá (UNESA) Educação e Cultura Contemporânea na Linha de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE). Editora-responsável da Revista Educação e Cultura Contemporânea do PPGE/UNESA. Doutorado em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1977), graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979).

Sonia Regina Mendes dos Santos, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estácio de Sá- UNESA, integrando a linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (2018 a 2020 / 2021 -2022). É líder do grupo de pesquisa Didática, tecnologias e formação docente, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), tendo realizado Pós-Doutorado em Educação na USP(2011).

Referências

ALBERTI, Verena. Manual de história oral. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARRETO, Raquel Goulart. A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 121, p. 985-1002, 2012. https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000400004

BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologias e trabalho docente: entre políticas e práticas. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2014.

BIESTA, Gert J. J. Good education in an age of measurement: ethics, politics, democracy. New York: RoutledgeTaylor & Francis Group, 2016.

BORTOLATO, Márcia Melo. Inovação e práticas pedagógicas: o moodle no ensino presencial da Universidade Federal de Santa Catarina. 2016. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

BRUNO, Adriana Rocha.; SILVA, Judilma Aline; ESTEVES, Maria Manuela Franco. Educação Aberta, Cibercultura e Docências no Ensino Superior: percursos e experiências no Brasil e em Portugal. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 18, n. 56, p. 12-35, 2018. http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS01

CAMPOS, Fernanda Araújo Coutinho. Convergência na educação: processos, tecnologias digitais e relações pedagógicas. 2017. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

CUNHA, Maria Isabel da.; RIBEIRO, Gabriela Machado de. Práticas pedagógicas na educação superior: desafios dos contextos emergentes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2020.

DUSEK, Val. Filosofia da tecnologia. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

MENEZES, Ebenezer Takuno de. Para além dos usos das tecnologias digitais: um estudo acerca da formação e atuação docente no ensino superior de doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da USP. 2018. Tese (Doutorado em Educação), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

NERY, Marcos de Abreu. O uso das tecnologias digitais da internet na educação superior: representações docentes - entre o formal e o informal, as marcas da presença do possível. 2016. Tese (Doutorado em Educação), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

NYE, David E. Technology matters: questions to live with, Cambridge: The MIT Press, 2006.

OPFER, V. D.; PEDDER, D. Conceptualizing teacher professional learning. Review of Educational Research, New York, v. 81, n. 3, p. 376-407, 2011.

REZENDE, Daniela Vilarinho. Uso criativo das tecnologias da informação e comunicação na educação superior: atuação de professores e percepção de estudantes. 2017. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, área de concentração Desenvolvimento Humano e Educação), Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

RIEDNER, Daiani Damm Tonetto. Práticas pedagógicas e tecnologias digitais no ensino superior: formação inicial de professores e inovação na UFMS. 2018. Tese (Doutorado em Educação), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

ROLDÃO, Maria do Céu. Estratégias de ensino: o saber e o agir do professor. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2009.

ROLDÃO, Maria do Céu. Profissionalidade docente em análise: especificidades dos ensinos superior e não superior. Nuances: estudos sobre educação, [s.l], v. 12, n. 13, p. 105-26, 2005. https://doi.org/10.14572/nuances.v12i13.1692

ROLDÃO, Maria do Céu. Que é ser professor hoje? A profissionalidade docente revisitada. Revista da ESES, [s.l], v. 9, n. 1, p. 79-87, 1998.

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 94-103, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a08v1234.pdf. Acesso em 18 set. 2018.

SANTAELLA, Lucia. Potenciais e desafios para a comunicação e inovação. Comunicação e Inovação, [s.l] v. 8, n. 14, p. 1-7, 2005. https://doi.org/10.13037/ci.vol8n14.667

SELWYN, Neil. Digital technology and the contemporary university: degrees of digitization. London: Routledge, 2014.

SELWYN, Neil. Education and technology: key issues and debates. New York: Continuum International Publishing Group, 2011.

SELWYN, Neil. Um panorama dos estudos críticos em educação e tecnologias digitais. In: ROCHA, Cláudia Hilsdorf; EL KADRI, Michele Salles; WINDLE, Joel Austin. (Orgs.). Diálogos sobre tecnologia educacional: educação, linguística, mobilidade e práticas translíngues. São Paulo: Pontes, 2017, p. 15-40. Disponível em: https://osf.io/preprints/socarxiv/5pu3x/. Acesso em: 10 set. 2018.

VIDAL, Odaléa Feitosa; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 65, p. 722-749. 2020. http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS10

WEBSTER-WRIGHT, Ann. Reframing professional development through understanding authentic professional learning. Review of Educational Research, New York,v. 79, n. 2, p. 702-739, 2009.

WINNER, Langdon. The whale and the reactor: a search for limits in an age of high technology. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1986.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-06-05

Como Citar

DE LIMA DUSI, L.; PEDROSA, S. M. P. de A.; MENDES DOS SANTOS, S. R. Tecnologias Digitais e Aprendizagem Docente: histórias em função de um saber específico. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 119–132, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p119-132. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16844. Acesso em: 13 nov. 2024.