Retratos da Docência no Sistema Socioeducativo
a formação pelos ateliês biográficos
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p151-169Palavras-chave:
Formação de professores; Formação Continuada de Professores; Aspecto socioeducativoResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a construção da docência por meio do desenvolvimento do Ateliê Biográficode Projetos na socioeducação. O universo empírico da pesquisa diz respeito a um grupo de oito professores da Escola Estadual Jovem Protagonista, que atende a sete unidades socioeducativas em Belo Horizonte-MG. Utilizamos, como referencial teórico e metodológico, os trabalhos de Marie-Christine Josso e Christine Delory-Momberger, no espectro dos estudos biográficos como ferramenta da autoformação. A formação docente foi considerada eixo principal de análise. O artigo organiza-se em três seções, além das considerações finais. O exercício da profissão foi capturado por meio da memória, do olhar, da escrita e da fala – todos em um mesmo plano –, para trazer uma possível reflexão sobre si e sobre a prática dos professores do socioeducativo. Passado, presente, muros e grades, alunos privados de liberdade e outros atores compuseram um cenário singular a ser analisado.
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Atualizado em 15/07/2017