“Não Gostam de Quem Nunca Pisou em Sala de Aula”:
Trajetórias de Vida-Formação-Docência
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p240-257Palavras-chave:
Didática; Aprendizagem da Docência; Pesquisa (auto)biográfica; Casos de ensino; Pesquisa-formação.Resumo
Este artigo apresenta investigações que tem como foco o objeto da Didática, considerando as dimensões ético-políticas, contextuais e operacionais do ensinar e do aprender. Os estudos estão baseados nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica, por meio da utilização dos Casos de Ensino como um dos dispositivos de investigação-formação. Nos inspiramos no conceito de biogramas para realizar uma análise compreensiva-interpretativa. Objetivamos compreender a trajetória de Vida-Formação-Docência vivenciada por uma professora que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental no seu processo de inserção e aprendizado da docência. As narrativas produzidas pela professora, evidenciam eixos importantes para problematizar temáticas como a escolha da profissão, o lugar do ser feminino na docência; a formação de professores; o direito ao acesso à uma universidade pública e os desafios na ação de planejar o ensino no processo de inserção e aprendizagem da docência.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel; ROLDÃO, Maria do Céu. Um passo importante no desenvolvimento profissional dos professores: a ano de indução. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 109-126, ago./dez. 2014. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/108. Acesso em: 20 fev. 2023.
ARRAZ, Fernando Miranda. “No início tive uma sensação de medo”: o exercício da docência em um ambiente socioeducativo – trajetórias de vida-formação-docência. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG, 2022.
ANSELMO, Tatyana Rodrigues. O baque da mulher: batucando o empoderamento feminino com a tradição sociocultural do maracatu de Recife/PE a Ribeirão Preto/SP. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista -UNESP. Araraquara/SP, 2020.
BOLÍVAR, Antônio. Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Tradução de Gilson César Cardoso de Souza. Bauru, Edusc. 2002.
BOLÍVAR, Antônio; DOMINGO, Jesús; FERNÁNDEZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa en educación: enfoque y metodología. Madri: La Muralla, 2001.
CARDOSO, Adriana de Oliveira Lima. O discurso feminino e a concepção de feminino na psicanálise: reflexões acerca de “O segundo sexo” de Simone de Beauvoir. Tese de doutorado. Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Tubarão/SC, 2014.
DELORY-MOMBERGER, C. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 1, n. 1, 2016, p. 133-147, 11.
EXTREMERA, M. M. O.; SILVA CAVALCANTE, M. M. S. Casos de ensino: notas sobre uma estratégia de pesquisa e formação de professores. Roteiro, v. 46, 2021. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27340. Acesso em: 10 jan. 2023.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de (et al). Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber Livro, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
__________. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GAUTHIER, Clermont. et al. Por uma teoria da Pedagogia. Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí-RS: Editora INIJUI, 2013.
JOSSO, M.C. Experiência de vida e formação. Cortez São Paulo. 2010.
KONDRATIUK, Carolina. Transcriação e construção de um papel educativo: a abordagem biográfica na formação das babás. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Salvador, v. 07, n. 20, p. 130-144, jan./abr. 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14219. Acesso em 15 de fev. 2023.
LARROSA, J. B. . Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, p.04-27, jul./dez. 2011. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444. Acesso 10 de fev. 2023
LIMA, R. B. de. Estudos culturais e literatura oral do planejamento à transcrição, textualização e transcriação. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 4, n. 2, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1054. Acesso 18 de fev. 2023.
MARCELO, G. C. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista brasileira de pesquisa sobre formação docente. Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 11-49, ago./dez. 2010. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso 05 de fev. 2023.
MARCELO, C. VAILLANT, D. Políticas e programas de indução na docência na América Latina. Cadernos De Pesquisa, 47(166), 1224–1249. 2017. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4322. Acesso em 07 de fev. 2023.
MIZUKAMI, Maria das Graças N. Casos de Ensino e aprendizagem da docência. BRAMOWISZ, Anete e MELLO, Roseli (Org.). Educação: pesquisa e prática. Campinas: Papirus, 2000.
NÓVOA, António. Desafios do professor no mundo contemporâneo. São Paulo. Sinpro, 2007
__________. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1997.
ROCHA, Simone Albuquerque da; DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; SANTOS, Ivanete Rodrigues dos. Casos de ensino como estratégia investigativa-formativa no estágio do Parfor. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 176, p. 575-591, abr./jun. 2020. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6755. Acesso em 20 de fev. 2023.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007, p. 94-103. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a08v1234.pdf. Acesso em 15 de jan. 2023..
SÁ, Maria A. A.; ALMEIDA, Laurinda R. Devolutiva de entrevistas: o biograma na pesquisa em educação. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 19, p. 185-192. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752004000200010. Acesso em 19 de jan. 2023.
SILVA, Edileuza Fernandes. O planejamento no contexto escolar: pela qualificação do trabalho docente e discente. In: VILLAS BOAS, Benigna(Org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2017.p. 25-38.
SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2016.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo –elementos metodológicos para elaboração e realização. São Paulo: Libertad, 1995.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 CLAUDIA STARLING, Fernando Miranda Arraz, Silvia Ulisses de Jesus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017