A Entrada na Escola como Professor
narrativas de uma experiência compartilhada
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p330-347Palavras-chave:
Professor iniciante, Inserção profissional, Entrada na docência, Aprendizagem, NarrativasResumo
O artigo objetiva discutir a inserção profissional de iniciantes na Educação Básica, por meio de uma experiência compartilhada. Recorre-se a resultados da pesquisa em rede Pesquisa COM Professores Iniciantes: um estudo sobre indução profissional que assume como desenho metodológico a pesquisa narrativa, na perspectiva do narrar enquanto atividade (auto)biográfica, que se traduz em pesquisa-formação. As narrativas indicam situações onde há a presença de acolhimento entre os pares, como também casos em que a ausência de cuidado se destacou na entrada na profissão, gerando uma repercussão no processo de identificação com a docência. Com efeito, os achados oferecem um caminho para pensar o processo de indução profissional.
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Atualizado em 15/07/2017