Práticas Orientadas e Reconstruídas
a formação reflexiva nos cursos de pedagogia EaD
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p170-185Palavras-chave:
Educação a Distância. Professor Reflexivo. Práticas orientadas e reconstruídas.Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender como ocorreu a formação do professor reflexivo a partir da problematização das práticas docentes que foram orientadas nos cursos XXX1 e YYY1 e, depois, reconstruídas nos espaços de atuação docente. A investigação foi desenvolvida a partir da seleção dos temas abordados nas publicações acadêmicas sobre os cursos. Para tanto, lançou-se mão do referencial que aborda a formação do professor reflexivo na leitura dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e dos dados obtidos em publicações sobre os cursos em revistas, anais, capítulos de livros e dissertações. Foi realizada a análise de conteúdo com o apoio do software Nvivo, para organizar os dados relativos à categoria “práticas orientadas e reconstruídas”, um dos temas abordados nas publicações. As publicações destacam que as alunas-professoras dos cursos incorporaram às suas atividades docentes na escola algumas ações empreendidas ao longo da formação, principalmente aquelas relacionadas à compreensão e à incorporação tanto das tecnologias digitais quanto da pesquisa como estratégia metodológica de organização do conhecimento.
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Atualizado em 15/07/2017