Aprendizagens de Tutoras Sobre os Processos de Assessoramento e Desenvolvimento Profissional de Mentoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p92-104

Palavras-chave:

Formador de docentes, Aprendizagem profissional, Base de conhecimento

Resumo

O escopo deste estudo foi analisar os conhecimentos construídos sobre o acompanhamento e o desenvolvimento profissional de mentores, na perspectiva de tutoras de um Programa Híbrido de Mentoria (PHM). A pesquisa desenvolvida é do tipo exploratória de abordagem qualitativa. Os dados analisados são provenientes de narrativas de três tutoras/TT3 que atuaram como formadoras de mentores no PHM. O processo analítico foi inspirado nas técnicas da análise de conteúdo. O estudo das narrativas escritas revelou alguns elementos constitutivos da base de conhecimentos para tutoria: a escrita de feedbacks formativos e reflexivos; desenvolvimento de uma escuta sensível e empática; conhecimento acerca das demandas formativas das mentoras; reflexões sobre como ajudar as mentoras a construir autonomia; conhecimento sobre a importância da reflexão e acerca de como promover processos reflexivos; bem como sobre o poder da escrita de narrativas na formação/investigação de/com professores. 

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Biografia do Autor

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Psicologia (FFCL de Ribeirão Preto), mestrado em Educação Especial (UFSCar) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental - USP). É professora titular do departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Foi Secretária de Educação a Distância da UFSCar (2009-2016). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Formação de Professores. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: programas de apoio a professores em início de carreira, mentoria,desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, formação continuada de professores, formação de professores via Internet, base de conhecimento. Atualmente é editora da Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC) vinculada ao PPG-Educação da UFSCar. Coordenou a pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP.

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Publicado

2023-08-01

Como Citar

CARVALHO, B. K. R. de; REALI, A. M. de M. R. Aprendizagens de Tutoras Sobre os Processos de Assessoramento e Desenvolvimento Profissional de Mentoras. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 71, p. 92–104, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p92-104. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16426. Acesso em: 23 dez. 2024.