Aprendizagens de Tutoras Sobre os Processos de Assessoramento e Desenvolvimento Profissional de Mentoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p92-104

Palavras-chave:

Formador de docentes, Aprendizagem profissional, Base de conhecimento

Resumo

O escopo deste estudo foi analisar os conhecimentos construídos sobre o acompanhamento e o desenvolvimento profissional de mentores, na perspectiva de tutoras de um Programa Híbrido de Mentoria (PHM). A pesquisa desenvolvida é do tipo exploratória de abordagem qualitativa. Os dados analisados são provenientes de narrativas de três tutoras/TT3 que atuaram como formadoras de mentores no PHM. O processo analítico foi inspirado nas técnicas da análise de conteúdo. O estudo das narrativas escritas revelou alguns elementos constitutivos da base de conhecimentos para tutoria: a escrita de feedbacks formativos e reflexivos; desenvolvimento de uma escuta sensível e empática; conhecimento acerca das demandas formativas das mentoras; reflexões sobre como ajudar as mentoras a construir autonomia; conhecimento sobre a importância da reflexão e acerca de como promover processos reflexivos; bem como sobre o poder da escrita de narrativas na formação/investigação de/com professores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Psicologia (FFCL de Ribeirão Preto), mestrado em Educação Especial (UFSCar) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental - USP). É professora titular do departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Foi Secretária de Educação a Distância da UFSCar (2009-2016). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Formação de Professores. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: programas de apoio a professores em início de carreira, mentoria,desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, formação continuada de professores, formação de professores via Internet, base de conhecimento. Atualmente é editora da Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC) vinculada ao PPG-Educação da UFSCar. Coordenou a pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP.

Referências

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri; DAVIS, Cláudia Leme Ferreira; CALIL, Ana Maria Gimenes Côrrea; VILALVA, Adriana Mallmann. Categorias teóricas de Shulman: revisão integrativa no campo da formação docente. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 49, n. 174, p. 130-149, out/dez. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053146654. Acesso em: 04 fev.2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, 2004.

BOGDAN, Roberto; BIKLEN, Sara. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.

BOLÍVAR, António. Profissão Professor: o itinerário profissional e a construção da escola.
Bauru: EDUSCA, 2002.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.

COLE, Andra; KNOWLES, Gary. Teacher development partnership research: A focus on methods and issues. American Educational Research Journal, [S.L] v.30, n. 3, p. 473-495, jan. 1993.

MASSETTO, Débora Cristina. Experiências emocionais e aprendizagens de mentoras no Programa de Formação Online de Mentores. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio. (org.). Vidas de professores. 2.ed. Lisboa: Porto Editora, 2000. p. 31-61.

LIMA, Emília Freitas de; CORSI, Adriana Maria; MARIANO, André Luiz Sena; MONTEIRO, Hilda Maria; PIZZO, Silvia Vilhena; ROCHA, Gisele Antunes; SILVEIRA, Maria de Fátima Lopes da.Sobrevivendo ao início da carreira docente e permanecendo nela: Como? Por quê? O que dizem alguns estudos. Edição e Linguagem, São Paulo, v.10, n. 15, p. 138- 160, jan/jun.2007.

MARCELO GARCIA, Carlos. Los profesores como trabajadores del conocimiento. Certidumbres y desafíos para una formación a lo largo de la vida. Educar, n, 30, p. 27-56. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/educar/0211819Xn30/0211819Xn30p27.pdf. Acesso em: 04 fev. 2023.

MARCOLINO, Taís Quevedo. A porta está aberta: aprendizagem colaborativa, prática iniciante, raciocínio clínico e terapia ocupacional.Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
MARIANO, André Luiz Sena. A pesquisa sobre o professor iniciante e o processo de aprendizagem profissional: algumas características. Reunião anual da ANPEd, 29, Caxambu, 2006. Anais eletrônicos. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/posteres/GT08-2119--Int.pdf. Acesso em: 04 fev. 2023.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti (org). Escola e aprendizagem da Docência: processos de investigação e formação. São Carlos: Edufscar, 2003


MIZUKAMI, Maria da Graça. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista do Centro de Educação UFSM. Santa Maria, v. 29, n. 2, p. 33 - 49, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838 . Acesso em: 04 fev. 2023

MIZUKAMI, Maria da Graça. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.1, n. 1, p. 1 - 17, 2005/2006. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3106/2046. Acesso em: 04 fev. 2023.

MIZUKAMI, Maria da Graça; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Aprender a ser mentora: um estudo sobre reflexões de professoras experientes e seu desenvolvimento profissional. Currículo sem fronteiras, [S. l.], v.19, n.1, p.113-133, 2019. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/mizukami-reali.pdf. Acesso em: 04 fev. 2023.

NÓVOA, António. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem fronteiras, [S. l.], v.19, n.1, p.198-208, 2019.
Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/novoa.pdf. Acesso em: 04 fev. 2023.


OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato. Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 20, n. 43, p. 289-305, 2011. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/307/275. Acesso em: 04 fev. 2023.
REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; MIZUKAMI, Maria da Graça. Programa de mentoria online: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n.1, p. 077-095, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000100006 . Acesso em: 04 fev. 2023.
REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; MIZUKAMI, Maria da Graça. Comunidade de aprendizagem profissional: tensões nos processos de desenvolvimento profissional de mentoras. Educação, [S. l.], v. 39, n.1, p. 121-132, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.14500. Acesso em: 05 fev. 2023.

REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; MASSETTO, Débora Cristina; GOBATO, Paula Grizzo; BORGES, Fabiana Vigo Azevedo. A Construção da identidade de uma mentora: o programa de formação online de mentores em foco. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 2, p. 330-347, maio/ago., 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0005 Acesso em: 06 fev. 2023.


RODGERS, Carol. Defining Reflection: Another Look at John Dewey and Reflective Thinking. Teachers College Record, New York, v.104, n.4, p.842-866, june 2002. Disponível em: https://www.canr.msu.edu/bsp/uploads/files/Reading_Resources/Defining_Reflection.pdf. Acesso em: 06 fev. 2023.


SOUZA, Elizeu Clementino. Pesquisa narrativa e escrita (auto) biográfica: interfaces metodológicas e formativas. In: SOUZA, E. C. de; ABRAHÃO, M. H. B. Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDPUCRS, 2006. p.135-147.

SOUZA, Ana Paula Gestoso de; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Mentoras de professoras iniciantes: a construção de uma base de conhecimentos. Revista Diálogo Educacional, v. 20, n. 67, nov. 2020. Disponível em: http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO02. Acesso em: 06 fev. 2023.


SILVA, Jéssica Ferreira Francine. Processos de construção da identidade de mentoras iniciantes. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, São Carlos/SP, 2020.

SCHÖN, Donald. The reflective practitioner: How professionals think in action. New York: Basic Books, 1983.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-22. 1987.

SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Research, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 14-44. 1986. Disponível em: https://doi.org/10.2307/1175860. Acesso em: 07 fev. 2023.

SHUTE, Valerie. Focus on Formative Feedback. Review of Educational Research, [S. l.], 2008. Disponível em: https://doi.org/10.3102/0034654307313795. Acesso em: 07 fev. 2023.

TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Aprendizagem da docência e profissionalização: elementos de uma reflexão. São Carlos: EdUFSCar, p. 41-48, 2009.

TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. O que um mentor precisa saber? Ou: sobre a necessidade de um mentor construir uma visão multifocal. Revista Exitus, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 33-44, 2011. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/203. Acesso em: 07 fev. 2023.

VAILLANT, Denise. MARCELO, Carlos. El ABC y D de la formación docente. Madrid: Editorial. Narcea, 2015.


VAUGHAN, Norman. A blended community of inquiry approach: Linking student engagement and course redesign. The Internet and Higher Education, [S. l.], v.13, n. 1–2, p. 60-65, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2009.10.007. Acesso em: 07 fev. 2023.

ZEICHNER, Kenneth. Rethinking the Connections Between Campus Courses and Field Experiences in College and University-based Teacher Education, Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-501, set/dez, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.5902/198464442362. Acesso em: 07 fev. 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-08-01

Como Citar

CARVALHO, B. K. R. de; REALI, A. M. de M. R. Aprendizagens de Tutoras Sobre os Processos de Assessoramento e Desenvolvimento Profissional de Mentoras. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 71, p. 92–104, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p92-104. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16426. Acesso em: 21 nov. 2024.