O Lugar da Formação de Adultos na Pesquisa Sobre a Iniciação à Docência
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p126-145Palavras-chave:
Formação de Professores; Iniciação à Docência; Aprendizagem Docente; Formação de AdultosResumo
Este artigo relata os resultados de uma pesquisa que teve por objetivos identificar e analisar as conexões teórico metodológicas entre os estudos sobre a aprendizagem docente de professores iniciantes e o campo de investigação sobre a formação de adultos. Para tal, foi realizado um estudo bibliográfico meta-analítico que se valeu da análise da produção acadêmica contida nas teses de doutorado elaboradas no Brasil e em Portugal (entre os anos de 2000 e 2021), teses essas que tinham como tema central de investigação a iniciação à docência. A investigação mostrou que as problemáticas, os conceitos, autores e metodologias, próprias do campo da pesquisa sobre a formação de adultos, pouco são mobilizadas para fins de compreensão dos processos de desenvolvimento profissional de professores início de carreira.
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Atualizado em 15/07/2017