Violência Contra Estudantes Com Deficiência em Situação de Inclusão na Escola Pública
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p147-166Palavras-chave:
Inclusão Educacional, Preconceito, Direitos Humanos e EducaçãoResumo
Este artigo refere-se a uma pesquisa de mestrado em educação tendo por questão central a identificação das causas que contribuem à violência, manifestada pelo preconceito contra estudantes com deficiência em situação de inclusão na escola pública. O referencial teórico-metodológico adotado foi a Teoria Crítica da Sociedade e a Pesquisa Social Empírica. O lócus investigado foi o cotidiano de uma escola pública de Petrópolis/RJ, com instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e participação remota de quatro professoras do ensino fundamental devido à pandemia do coronavírus. Os resultados obtidos evidenciaram que mesmo com os limites impostos pela pandemia e a exigência do ensino remoto, a escola pública e as professoras demonstraram capacidade de resistir e enfrentar a violência ao considerarem a educação e a inclusão escolar fundamentadas nos direitos humanos. Nesse cenário, a formação docente, discente e a experiência com as diferenças de aprendizagem e seu acolhimento assumem prioridade, vislumbrando-se a emancipação e o desenvolvimento da sensibilidade, pilares para que professores e estudantes se tornem livres pensantes.
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Atualizado em 15/07/2017