Plan and Tell
experience with storytelling at CELLIJ
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p48-68Palavras-chave:
formação de leitores; contação de histórias; projeto literário.Resumo
Considerando a relevância do contar e ouvir histórias para a formação humana e leitora, este artigo busca mostrar a importância de se planejar as contações de histórias, pensando no texto, técnicas, gestos e elementos que serão utilizados na narrativa para que o ouvinte tenha uma experiência prazerosa com a história e a literatura, e, também, possibilidades de leitura em voz alta relacionando texto e imagem. Para isso, foram realizados estudos bibliográficos a partir de Busatto (2003), Sisto e Motoyama (2016), Silva (1986) e outros, e relatos de experiências ocorridas no Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ) da UNESP de Presidente Prudente, e na biblioteca da escola Wickliffe Progressive Community School, ambos espaços que buscam meios de oferecer uma experiência humanizadora com o texto literário. Desse modo, com os estudos e experiências descritas, é possivel concluir que esta prática milenar da contação de história deve continuar fazendo parte da vivência das novas gerações
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Atualizado em 15/07/2017