A Performance de Contação de Histórias

uma coreografia do pensamento a partir das infâncias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p130-147

Palavras-chave:

Oralidade. Afroperspectividade. Performance. Contação de histórias. Educação.

Resumo

A relação entre a contação de história e a educação básica é compreendida em sua dimensão cosmoperceptiva e em referência a princípios de sociedades de tradição oral. A performance se constitui como conceito e fio metodológico para entender acontecimentos do estado brincante ao contar histórias. A metodologia é revestida pelo campo epistemológico da afroperspectividade, assentado em saberes afrocentrados, concebendo a pesquisa como acontecimento que atravessa corpos, memórias e sentidos. São recuperados fios de experiências de performances, para analisar a natureza híbrida e a potencialidade da contação de histórias na. Na pesquisa, é dada à criança a voz de seus saberes: atenta aos mistérios, interessada pela magia dos contos e apresenta lições sobre a existência: viver entre a brincadeira e a narrativa, convite profundo a uma compreensão complexa sobre a oralidade que dá corpo à contação de histórias.

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Biografia do Autor

Thais Braz Duarte, UFBA

Mestranda  pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFBA). Especialista pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Infantil (PUC-RJ) e pelo Programa de Pós-Graduação no Estudodas Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (EREREBA - Colégio Pedro II-RJ ). Pedagóga pelo UniBF. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Arte e Educação (FIARE).                                                                                                                                                            

 

Cilene Nascimento Canda, Universidade Federal da Bahia

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), docente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas/Mestrado Profissional em Educação (MPED/UFBA/. Pedagoga, mestre em Educação e doutora em artes cênicas pela UFBA. Atua também como poeta, atriz, ilustradora e contadora de histórias. Vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Arte e Educação (FIARE). Lattes CNPq: http://lattes.cnpq.br/4482133479710724. E-mail: ccanda@ufba.br

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

DUARTE, T. B.; CANDA, C. N. A Performance de Contação de Histórias: uma coreografia do pensamento a partir das infâncias . Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 130–147, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p130-147. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14743. Acesso em: 22 dez. 2024.