Comunidade Narrativa e Performance
a formação de crianças contadoras de história
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p148-167Palavras-chave:
Comunidade narrativa. Narração de história. Performance.Resumo
Neste artigo é apresentada uma coletividade que foi edificada pelas trocas de saberes durante os trajetos autoformativos de uma professora e uma comunidade de crianças narradoras, cujos laços e nós foram tecidos e entrelaçados nas várias edições do curso “Arte de contar histórias”, desenvolvido num Centro Municipal de Educação Cultural, no Município de Araucária, sul do Brasil. As principais reflexões teóricas versam sobre a instauração da performance lúdica, sobre o processo simbiótico entre quem narra uma história e quem lhe escuta, sobre o protagonismo da criança que no exercício de contar e ouvir histórias constrói saberes, alimenta sua imaginação e desenvolve sua criatividade, e sobre as vantagens da horizontalidade da relação entre crianças e adultos que passam a se constituir como autores mais conscientes das suas histórias de vida. Três experiências vividas durante o curso são relatadas, rememorando as histórias que versaram sobre temas difíceis como a morte, a condição da mulher na sociedade, o racismo, além do detalhamento das atividades implementadas que viabilizaram a formação de crianças contadoras de histórias.
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Atualizado em 15/07/2017