Comunidade Narrativa e Performance

a formação de crianças contadoras de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p148-167

Palavras-chave:

Comunidade narrativa. Narração de história. Performance.

Resumo

Neste artigo é apresentada uma coletividade que foi edificada pelas trocas de saberes durante os trajetos autoformativos de uma professora e uma comunidade de crianças narradoras, cujos laços e nós foram tecidos e entrelaçados nas várias edições do curso “Arte de contar histórias”, desenvolvido num Centro Municipal de Educação Cultural, no Município de Araucária, sul do Brasil. As principais reflexões teóricas versam sobre a instauração da performance lúdica, sobre o processo simbiótico entre quem narra uma história e quem lhe escuta, sobre o protagonismo da criança que no exercício de contar e ouvir histórias constrói saberes, alimenta sua imaginação e desenvolve sua criatividade, e sobre as vantagens da horizontalidade da relação entre crianças e adultos que passam a se constituir como autores mais conscientes das suas histórias de vida. Três experiências vividas durante o curso são relatadas, rememorando as histórias que versaram sobre temas difíceis como a morte, a condição da mulher na sociedade, o racismo, além do detalhamento das atividades implementadas que viabilizaram a formação de crianças contadoras de histórias.

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Biografia do Autor

Elisa Maria Dalla-Bona, Universidade Federal do Paraná

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Paraná.Realizou estágio de setembro/2010 a fevereiro/ 2011, no Institut National de Recherche Pédagogique – INRP, Lyon, França. Professora desde agosto de 1991 do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, do Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná.Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação da UFPR. Atua principalmente nos seguintes temas: letramento literário, leitura e literatura infantil.

Selma Soczecki Leal , Escola Municipal Elírio Alves Pinto / Araucária - PR

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2021), é especialista em Contação de Histórias e Literatura Infantil Juvenil pela Faculdade de Tecnologia de Curitiba (2019), especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira - Centro Universitário Internacional (2012); e graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008). Professora Contadora de histórias na Escola Municipal Elírio Alves Pinto. Tem experiência nas áreas de Língua Portuguesa, Literatura Infanto-Juvenil e Contação de Histórias

Adriana Vaz, Universidade Federal do Paraná. Departamento de Expressão Gráfica.

Estágio em residência pós-doutoral pela Universidade Federal de Minas Gerais, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação, da Faculdade de Educação, na linha de pesquisa História da Educação. Doutora e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em História da Arte do Século XX pela EMBAP. Graduação em Educação Artística com Habilitação em Desenho pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Paraná, no Departamento de Expressão Gráfica, em Curitiba. No ensino de graduação ministra os conteúdos de desenho e geometria descritiva, como desenho de observação, perspectiva, etc. No Mestrado Profissional em Educação da UFPR (Programa de Pós-graduação em educação: Teoria e Prática de Ensino) pesquisa as áreas de ensino de artes visuais, educação estética e diversidade. No Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, participa da linha de pesquisa História e Historiografia da Educação incluindo os temas: história intelectual, história das disciplinas escolares, história da educação estética.

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

DALLA-BONA, E. M.; LEAL , S. S. .; VAZ, A. . Comunidade Narrativa e Performance: a formação de crianças contadoras de história . Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 148–167, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p148-167. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14638. Acesso em: 22 dez. 2024.