Comunidade Narrativa e Performance

a formação de crianças contadoras de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p148-167

Palavras-chave:

Comunidade narrativa. Narração de história. Performance.

Resumo

Neste artigo é apresentada uma coletividade que foi edificada pelas trocas de saberes durante os trajetos autoformativos de uma professora e uma comunidade de crianças narradoras, cujos laços e nós foram tecidos e entrelaçados nas várias edições do curso “Arte de contar histórias”, desenvolvido num Centro Municipal de Educação Cultural, no Município de Araucária, sul do Brasil. As principais reflexões teóricas versam sobre a instauração da performance lúdica, sobre o processo simbiótico entre quem narra uma história e quem lhe escuta, sobre o protagonismo da criança que no exercício de contar e ouvir histórias constrói saberes, alimenta sua imaginação e desenvolve sua criatividade, e sobre as vantagens da horizontalidade da relação entre crianças e adultos que passam a se constituir como autores mais conscientes das suas histórias de vida. Três experiências vividas durante o curso são relatadas, rememorando as histórias que versaram sobre temas difíceis como a morte, a condição da mulher na sociedade, o racismo, além do detalhamento das atividades implementadas que viabilizaram a formação de crianças contadoras de histórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Maria Dalla-Bona, Universidade Federal do Paraná

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Paraná.Realizou estágio de setembro/2010 a fevereiro/ 2011, no Institut National de Recherche Pédagogique – INRP, Lyon, França. Professora desde agosto de 1991 do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, do Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná.Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação da UFPR. Atua principalmente nos seguintes temas: letramento literário, leitura e literatura infantil.

Selma Soczecki Leal , Escola Municipal Elírio Alves Pinto / Araucária - PR

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2021), é especialista em Contação de Histórias e Literatura Infantil Juvenil pela Faculdade de Tecnologia de Curitiba (2019), especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira - Centro Universitário Internacional (2012); e graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008). Professora Contadora de histórias na Escola Municipal Elírio Alves Pinto. Tem experiência nas áreas de Língua Portuguesa, Literatura Infanto-Juvenil e Contação de Histórias

Adriana Vaz, Universidade Federal do Paraná. Departamento de Expressão Gráfica.

Estágio em residência pós-doutoral pela Universidade Federal de Minas Gerais, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação, da Faculdade de Educação, na linha de pesquisa História da Educação. Doutora e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em História da Arte do Século XX pela EMBAP. Graduação em Educação Artística com Habilitação em Desenho pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Paraná, no Departamento de Expressão Gráfica, em Curitiba. No ensino de graduação ministra os conteúdos de desenho e geometria descritiva, como desenho de observação, perspectiva, etc. No Mestrado Profissional em Educação da UFPR (Programa de Pós-graduação em educação: Teoria e Prática de Ensino) pesquisa as áreas de ensino de artes visuais, educação estética e diversidade. No Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, participa da linha de pesquisa História e Historiografia da Educação incluindo os temas: história intelectual, história das disciplinas escolares, história da educação estética.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.
AZEVEDO, R. Contos de enganar a morte. São Paulo: Ática, 2004.
BÂ, A. H. A tradição Viva. In: KI-ZERBO, J. História geral da África: metodologia e pré-história da África. 2. ed. Brasília: UNESCO, 2010. p. 167-212.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. Tradução de: ROUANET, P. S. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução de: MAZZARI, M. V. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, 2007.
BUSATTO, C. Narrando histórias no século XXI - Tradição e Ciberespaço. 2005, 132f. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) - Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2005.
CAFÉ, Â. B. Os contadores de histórias na contemporaneidade: da prática à teoria, em busca de princípios e fundamentos. 2015, 272f. Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
CAMPOS, K. C. de. Nossas vidas contam histórias: crianças narradoras. 2016, 232f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Santa Catarina, 2016.
CAVALCANTI, M. C. Quibungo. Ilustrador: Allan Rabelo. Rio de Janeiro: Escrita Fina, 2011.
ESTERL, A. As mais belas histórias das mil e uma noites. Tradução de: FLORY, A. Ilustradora: Olga Dugina. São Paulo: Cosac & Naify, 2012.
GABRIEL, S. T. S. Na teia de Ananse: a contação de histórias como performance com crianças na escola. 2021, 245f. Tese (Doutorado), Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais, Goiânia, 2021.
GIRARDELLO, G. Uma clareira no bosque: contar histórias na escola. Campinas: Papirus, 2015.
GOLDBERG, R. A arte da performance: do futurismo ao presente. Tradução de: CAMARGO, J. L. Lisboa: Orfeo Negro, 2007.
HARTMANN, L. Performance e experiência nas narrativas orais da Fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, n. 24, p. 125-153, jul./dez. 2005.
HARTMANN, L. Equilibristas, viajantes, princesas e poetas: performances orais e escritas de crianças narradoras. Boitatá, Londrina, n. 20, p. 48-67, jul./dez. 2015.
HARTMANN, L. Desafios da Diversidade em sala de aula: um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes. Caderno Cedes, Campinas, v. 37, n. 101, p. 45-64, jan./abr. 2017.
HARTMANN, L.; GASPERIN, L. E. A criança protagonista: propostas de transformação do espaço-tempo escolar em uma escola de Educação Infantil. Rascunhos, Uberlândia, v. 5, n. 3, p. 150-168, dez. 2018.
HARTMANN, L.; SILVA, S. T. Pequenas resistências: contação de histórias, performance e protagonismo infantil na escola. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 19-35, mar./abr. 2019.
HARTMANN, L.; SOUSA, J. R.; CASTRO, A. C. de S. Luta pela terra, performance e protagonismo infantil. I Encontro Nacional das Crianças Sem Terrinha (Brasília – 2018). TOMO, n. 37, p. 253-286, jul./dez. 2020.
HOOKS, B. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Tradução: LIBANIO, B. São Paulo: Elefante, 2020.
KALEKI. Anansi, o velho sábio. Tradução de: D’AGUIAR, R. F. Ilustrador: Jean-Claude Götting. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2007.
LIMA, F. A. de S. Conto popular e comunidade narrativa. Rio de Janeiro: FUNARTE/Instituto Nacional do Folclore, 1985.
MACHADO, M. M. A criança é performer. Educação & Realidade, v. 35, n. 2, p. 115-137, maio/ago.2010.
MACHADO, R. A arte da palavra e da escuta. São Paulo: Reviravolta, 2015.
MATOS, G. A. A Palavra do Contador de Histórias. São Paulo: Martins Fontes, 2005
NOGUERA, R.; BARRETO, M. Infancialização, ubuntu e teko porã: elementos gerais para educação e ética afroperspectivistas. Childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 31, set./dez. 2018, p. 625-644.
OLIVEIRA, E. de S.; LUCINI, M. O pensamento decolonial: conceitos para pensar uma prática de pesquisa de resistência. Boletim Historiar, v. 8, n. 1, jan/mar. 2021, p. 97-115.
ONG, W. Oralidade e cultura escrita: a tecnologização da palavra. Tradução de: DOBRÁNSZKY, E. A. São Paulo: Papirus, 1998.
PEREIRA, M. de A. Performance e educação: relações, significados e contextos de investigação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 289-312, mar. 2012.
PINEAU, E. L. Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia: uma revisão prospectiva. Educação & Realidade, v. 35, n. 2, p. 89-113, mai./ago. 2010.
SISTO, C. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Curitiba: Positivo, 2005.
SUNNY. Ulomma: a casa da beleza e outros contos. Ilustradora: Denise Nascimento. 5. ed. São Paulo: Paulinas, 2011.
ZUMTHOR, P. A. Letra e a voz: A “literatura” medieval. Tradução de: PINHEIRO, A.; FERREIRA, J. P. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
ZUMTHOR, P. Introdução à poesia oral. Tradução de: FERREIRA, J. P.; POCHAT, M. L. D.; ALMEIDA, M. I. São Paulo: Editora Hucitec, 1997.
ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. 2. ed. Tradução de: FERREIRA, J. P.; FENERICH, S. São Paulo: Cosac Naif, 2007.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-26

Como Citar

DALLA-BONA, E. M.; LEAL , S. S. .; VAZ, A. . Comunidade Narrativa e Performance: a formação de crianças contadoras de história . Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 148–167, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p148-167. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14638. Acesso em: 21 nov. 2024.